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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46118

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Maurício Oliveira de-
dc.contributor.authorSOUZA JÚNIOR, Sérgio Roberto Leal de-
dc.date.accessioned2022-09-02T12:24:05Z-
dc.date.available2022-09-02T12:24:05Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.identifier.citationSOUZA JÚNIOR, Sérgio Roberto Leal de. Transporte por aplicativo e transporte público dos estudantes universitários do Recife antes e depois da pandemia da Covid-19. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46118-
dc.description.abstractEsta dissertação analisa a influência do transporte por aplicativo na redução de demanda de passageiros nos sistemas de transporte público coletivo no Brasil. Essa redução traz desafios aos gestores dos sistemas e vem ocorrendo há vários anos, período em que surgiram novas alternativas de transporte, como o transporte por aplicativo. A literatura internacional indica que a relação entre o transporte público coletivo e o transporte por aplicativo é complexa e dependente da realidade local, podendo ser uma relação concorrencial ou de complementariedade. Nesta dissertação, parte-se do pressuposto de que o transporte por aplicativo tem capturado parcela da demanda do transporte público coletivo, sem desconsiderar possíveis relações de complementariedade. Além disso, como a nova realidade sanitária imposta pela Covid-19 tem trazido fortes impactos na mobilidade urbana em geral, buscou-se entender quais consequências a pandemia gera nessa relação. Um estudo de caso foi realizado com estudantes universitários residentes na Região Metropolitana do Recife durante a pandemia. Para atender ao objetivo, foi feito uma revisão bibliográfica buscando os fatores influentes nas escolhas modais, considerando o transporte público coletivo e o transporte por aplicativo. O modelo matemático escolhido foi a Regressão Logística, dado o alinhamento com a teoria considerada. Um questionário foi distribuído via web por meio de uma amostragem snowball e foram obtidas 404 entrevistas válidas. De posse das respostas foram feitas análises estatísticas. Os resultados indicam que houve redução na utilização dos dois modos de transporte durante a pandemia, sendo consideravelmente mais intensa no público coletivo. O principal motivo de uso do transporte público passou de estudo para trabalho, enquanto no transporte por aplicativo deixou de ser o lazer. Para o grupo considerado, a posse de veículo diminui as chances de escolha pelos dois modos. Maior escolaridade, disponibilidade de habilitação para dirigir e maior renda têm reduzido chances de utilização do transporte público. Possuir emprego formal e estudar presencialmente têm influenciado positivamente a escolha pelo transporte por aplicativo. O transporte coletivo foi o mais citado como substituto em caso de indisponibilidade do transporte por aplicativo, e vice-versa. No caso de o transporte por aplicativo não deixar o usuário no destino, o modo preferencial para complementar a viagem foi o transporte público coletivo. Assim, é possível concluir que os efeitos são complexos, mas fortemente mais concorrencial para o grupo e local estudados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectTransporte por aplicativopt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectMobilidade para universitáriospt_BR
dc.subjectRegressão logísticapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.titleTransporte por aplicativo e transporte público dos estudantes universitários do Recife antes e depois da pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9924962805104403pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0093267389008960pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation analyzes the influence of ridesourcing services in reducing passenger demand in Brazilian public transportation systems. This reduction brings challenges to system managers and has been occurring for several years, a period in which new transportation alternatives have emerged, such as transportation by apps. The international literature indicates that the relationship between public transport and transportation by apps is complex and depends on the local reality, and maybe a competitive or complementary relationship. This dissertation assumes that ridesourcing services have captured a portion of the demand for public transport without disregarding possible complementary relations. Moreover, as the new sanitary reality imposed by Covid-19 has brought significant impacts on urban mobility in general, we sought to understand what consequences the pandemic generates in this relationship. A case study was conducted with university students living in the Metropolitan Region of Recife during the pandemic. To meet the objective, a literature review was performed, seeking the influential factors in modal choices, considering public transport and transportation by apps. The mathematical model chosen was a Logistic Regression, given the alignment with the theory considered. A questionnaire was distributed via the web through snowball sampling, and 404 valid responses were gathered. Statistical analyses were conducted in possession of the answers. The results indicate a reduction in the use of the two modes of transport during the pandemic. The main reason for using public transport went from study to work, while in transportation by the app, it is no longer leisure. Vehicle ownership decreases the chances of choice in both modes. Higher education, the availability of driving licenses, and higher income have reduced the chances of using public transportation. Having a formal job and studying face-to-face has positively influenced the choice of ridesourcing. Public transportation was the most cited as a substitute in case of unavailability of ridesourcing services and vice versa. In case transport by apps does not leave the user at the final destination, the preferred mode to complement the trip is public transport. Thus, it is possible to conclude that the effects are complex but strongly more competitive for the group and site studied.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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