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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46005
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Título: | Cenários virtuais de aprendizagem, o ensino remoto e o engajamento estudantil no ensino superior |
Autor(es): | SANTOS, Rayanne Angela Albuquerque dos |
Palavras-chave: | Cenários Virtuais de Aprendizagem; Engajamento Estudantil; Ensino Superior Online; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 18-Nov-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SANTOS, Rayanne Angela Albuquerque dos. Cenários virtuais de aprendizagem, o ensino remoto e o engajamento estudantil no ensino superior. 2021. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | O estudo sobre cenários virtuais de aprendizagem, o ensino remoto e o engajamento estudantil no ensino superior pretende responder: como os cenários virtuais de aprendizagem elaborados no ensino remoto contribuem no engajamento dos estudantes? Trazendo como objetivo analisar os diferentes cenários virtuais de aprendizagem criados no ensino remoto de emergência, os quais contribuem para promoção do engajamento estudantil no ensino superior. Nossa metodologia foi baseada em um estudo qualitativo do tipo exploratório utilizando para as análises o Ciclo de codificação de SALDAÑA (2013). Foram aplicados questionários online com estudantes e professores de uma Instituição do Ensino Superior (IES) privada. Também foi realizado um grupo focal virtual para a realização de entrevista semiestruturada com os estudantes do curso de pedagogia. Os resultados encontrados na pesquisa apontaram para a plataforma do Google Classroom como o ambiente virtual mais utilizado na perspectiva dos estudantes e professores. Pode-se analisar que houve uma variação de cenários virtuais mediante as respostas dos sujeitos, além de identificarmos um equilíbrio relevante de cenários virtuais utilizados no período remoto na IES pesquisada. Algumas dificuldades dos estudantes no período remoto foi a conectividade com a internet e a concentração nos estudos. Já para os docentes, a readaptação de suas próprias práticas pedagógicas foi um grande desafio no ensino remoto. Em relação ao engajamento estudantil no cenário virtual, a inter-relação entre as dimensões (comportamental, cognitiva e emocional) e os tipos de engajamento (passivo, independente, colaborativo e intenso) foram praticados diante das atividades elaboradas nos cenários virtuais nesse período. Observamos que o engajamento comportamental de modo passivo foi um dos mais identificados durante a pesquisa. Foi necessário avançar passos que talvez acontecessem em anos para a inserção da tecnologia e dos cenários virtuais na prática do ensino superior. Considerando que a experiência do ensino remoto perpassou pela capacitação e acompanhamento dos docentes e discentes quanto ao uso de ferramentas virtuais; bem como pela necessidade de readequação das estratégias de ensino, uma nova cultura curricular foi implementada a partir dessa experiência emergencial. Deve-se seguir com os resultados positivos proporcionados por essas experiências construindo uma recuperação resiliente na educação, com a oportunidade de traçar um caminho que possibilite a todos encarar o futuro com confiança. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46005 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
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