Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46005

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Patrícia Smith-
dc.contributor.authorSANTOS, Rayanne Angela Albuquerque dos-
dc.date.accessioned2022-08-26T18:13:47Z-
dc.date.available2022-08-26T18:13:47Z-
dc.date.issued2021-11-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Rayanne Angela Albuquerque dos. Cenários virtuais de aprendizagem, o ensino remoto e o engajamento estudantil no ensino superior. 2021. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46005-
dc.description.abstractO estudo sobre cenários virtuais de aprendizagem, o ensino remoto e o engajamento estudantil no ensino superior pretende responder: como os cenários virtuais de aprendizagem elaborados no ensino remoto contribuem no engajamento dos estudantes? Trazendo como objetivo analisar os diferentes cenários virtuais de aprendizagem criados no ensino remoto de emergência, os quais contribuem para promoção do engajamento estudantil no ensino superior. Nossa metodologia foi baseada em um estudo qualitativo do tipo exploratório utilizando para as análises o Ciclo de codificação de SALDAÑA (2013). Foram aplicados questionários online com estudantes e professores de uma Instituição do Ensino Superior (IES) privada. Também foi realizado um grupo focal virtual para a realização de entrevista semiestruturada com os estudantes do curso de pedagogia. Os resultados encontrados na pesquisa apontaram para a plataforma do Google Classroom como o ambiente virtual mais utilizado na perspectiva dos estudantes e professores. Pode-se analisar que houve uma variação de cenários virtuais mediante as respostas dos sujeitos, além de identificarmos um equilíbrio relevante de cenários virtuais utilizados no período remoto na IES pesquisada. Algumas dificuldades dos estudantes no período remoto foi a conectividade com a internet e a concentração nos estudos. Já para os docentes, a readaptação de suas próprias práticas pedagógicas foi um grande desafio no ensino remoto. Em relação ao engajamento estudantil no cenário virtual, a inter-relação entre as dimensões (comportamental, cognitiva e emocional) e os tipos de engajamento (passivo, independente, colaborativo e intenso) foram praticados diante das atividades elaboradas nos cenários virtuais nesse período. Observamos que o engajamento comportamental de modo passivo foi um dos mais identificados durante a pesquisa. Foi necessário avançar passos que talvez acontecessem em anos para a inserção da tecnologia e dos cenários virtuais na prática do ensino superior. Considerando que a experiência do ensino remoto perpassou pela capacitação e acompanhamento dos docentes e discentes quanto ao uso de ferramentas virtuais; bem como pela necessidade de readequação das estratégias de ensino, uma nova cultura curricular foi implementada a partir dessa experiência emergencial. Deve-se seguir com os resultados positivos proporcionados por essas experiências construindo uma recuperação resiliente na educação, com a oportunidade de traçar um caminho que possibilite a todos encarar o futuro com confiança.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCenários Virtuais de Aprendizagempt_BR
dc.subjectEngajamento Estudantilpt_BR
dc.subjectEnsino Superior Onlinept_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleCenários virtuais de aprendizagem, o ensino remoto e o engajamento estudantil no ensino superiorpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6630687515403259pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2517625255352224pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe study on virtual learning scenarios, remote learning and student engagement in higher education aims to answer: how do virtual learning scenarios created in remote education contribute to student engagement? The objective is to analyze the different virtual learning scenarios created in emergency remote education, which contribute to promoting student engagement in higher education. Our methodology was based on a qualitative exploratory study using the SALDAÑA coding cycle (2013) for the analysis. Online questionnaires were applied to students and teachers from a private Higher Education Institution (HEI). A virtual focus group was also held to conduct a semi-structured interview with the students of the pedagogy course. The results found in the survey pointed to the Google Classroom platform as the most used virtual environment from the perspective of students and teachers. It can be analyzed that there was a variation of virtual scenarios according to the responses of the subjects, in addition to identifying a relevant balance of virtual scenarios used in the remote period at the researched HEI. Some of the students' difficulties in the remote period were internet connectivity and concentration on their studies. As for the professors, the re-adaptation of their own pedagogical practices was a great challenge in remote education. Regarding student engagement in the virtual scenario, the interrelationship between dimensions (behavioral, cognitive and emotional) and types of engagement (passive, independent, collaborative and intense) were practiced in the face of activities developed in virtual scenarios during this period. We observed that the behavioral engagement in a passive way was one of the most identified during the research. It was necessary to advance steps that might have taken place in years for the insertion of technology and virtual scenarios into the practice of higher education. Considering that the experience of remote learning permeated the training and monitoring of teachers and students regarding the use of virtual tools; as well as the need to readjust the teaching strategies, a new curricular culture was implemented based on this emergency experience. We must continue with the positive results provided by these experiences, building a resilient recovery in education, with the opportunity to chart a path that enables everyone to face the future with confidence.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Rayanne Angela Albuquerque dos Santos.pdf2,65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons