Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45953
Share on
Title: | O uso do Algeplan como recurso didático na aprendizagem da álgebra no ensino fundamental: potencialidades e fragilidades. |
Authors: | SANTOS, Maria Gisabelle Bezerra dos |
Keywords: | Matemática (Ensino fundamental); Álgebra - Estudo e ensino; Aritmética; Jogos educativos |
Issue Date: | 28-Jun-2018 |
Citation: | SANTOS, Maria Gisabelle Bezerra dos. O uso do Algeplan como recurso didático na aprendizagem da álgebra no ensino fundamental: potencialidades e fragilidades. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Abstract: | Partindo da hipótese que a utilização de atividades dinâmicas nas aulas de Matemática pode favorecer a aprendizagem de conteúdos de uma forma mais significativa e prazerosa, apresentamos neste trabalho a análise de uma proposta de atividade didática que utiliza o Algeplan no ensino da Álgebra. Essa proposta foi investigada numa turma de 1ª ano do ensino médio de uma escola Estadual localizada em Bezerros – PE. Desenvolvido com materiais recicláveis, ou de baixo custo, o Algeplan consiste em uma atividade que relaciona figuras geométricas com a álgebra com o objetivo de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de equações algébricas. Apresentamos o Algeplan na forma de um jogo que pode ser utilizado desde o 7º ano do Ensino Fundamental, como apoio na introdução de conceitos algébricos aos estudantes, ou mesmo na formação inicial de professores de Matemática como uma proposta de metodologia de ensino. A importância deste estudo se justifica pelas dificuldades que grande parte dos estudantes apresenta na passagem da aritmética para a álgebra e por muitos professores não terem uma formação inicial adequada para lidar com essa transição que traz tantos obstáculos. Através do relato de participantes da experiência sentimos o entusiasmo dos mesmos com a proposta de conduzir o ensino da álgebra por meio de uma atividade mais significativa da álgebra, que pode ser construída pelos próprios estudantes e que pode possibilitar uma aprendizagem em álgebra com mais significado. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45953 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Maria Gisabelle Bezerra dos.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License