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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45953

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dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorSANTOS, Maria Gisabelle Bezerra dos-
dc.date.accessioned2022-08-24T22:07:15Z-
dc.date.available2022-08-24T22:07:15Z-
dc.date.issued2018-06-28-
dc.date.submitted2022-08-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Gisabelle Bezerra dos. O uso do Algeplan como recurso didático na aprendizagem da álgebra no ensino fundamental: potencialidades e fragilidades. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45953-
dc.description.abstractPartindo da hipótese que a utilização de atividades dinâmicas nas aulas de Matemática pode favorecer a aprendizagem de conteúdos de uma forma mais significativa e prazerosa, apresentamos neste trabalho a análise de uma proposta de atividade didática que utiliza o Algeplan no ensino da Álgebra. Essa proposta foi investigada numa turma de 1ª ano do ensino médio de uma escola Estadual localizada em Bezerros – PE. Desenvolvido com materiais recicláveis, ou de baixo custo, o Algeplan consiste em uma atividade que relaciona figuras geométricas com a álgebra com o objetivo de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de equações algébricas. Apresentamos o Algeplan na forma de um jogo que pode ser utilizado desde o 7º ano do Ensino Fundamental, como apoio na introdução de conceitos algébricos aos estudantes, ou mesmo na formação inicial de professores de Matemática como uma proposta de metodologia de ensino. A importância deste estudo se justifica pelas dificuldades que grande parte dos estudantes apresenta na passagem da aritmética para a álgebra e por muitos professores não terem uma formação inicial adequada para lidar com essa transição que traz tantos obstáculos. Através do relato de participantes da experiência sentimos o entusiasmo dos mesmos com a proposta de conduzir o ensino da álgebra por meio de uma atividade mais significativa da álgebra, que pode ser construída pelos próprios estudantes e que pode possibilitar uma aprendizagem em álgebra com mais significado.pt_BR
dc.format.extent34p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectÁlgebra - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAritméticapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleO uso do Algeplan como recurso didático na aprendizagem da álgebra no ensino fundamental: potencialidades e fragilidades.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Maria Lucivânia Souza dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7129792953350754pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxBased on the hypothesis that the use of dynamic activities in Mathematics classes can favor the learning of contents in a more meaningful and pleasant way, we present in this work the analysis of a didactic activity proposal with the use of Algeplan for the teaching of algebra. This proposal was presented to a group of 1th grade elementary school from a state school located in Bezerros - PE. Developed with recyclable materials, or low cost, Algeplan consists of an activity that relates geometric figures to algebra with the purpose of assisting in the process of teaching and learning algebraic equations. We present Algeplan in the form of a game that can be used since the 7th year of elementary school, as support in the introduction of algebraic concepts to students, or even in the initial formation of Mathematics teachers as a proposal of teaching methodology. The importance of this proposal is justified by the difficulties that most students present in the transition from arithmetic to algebra and by many teachers who do not have adequate initial training to deal with this transition that brings so many obstacles. Through the report of participants of the experience we feel their enthusiasm with the proposal of conducting the teaching of algebra through a dynamic activity that can be built by the students themselves and that can enable a learning in algebra with more meaning.pt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3530135265961814pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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