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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45920

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Título: Pedagogias sensientes da memória : caminhos possíveis a partir do encontro com as arpilleras chilenas
Autor(es): PAVÃO, Maria Rita Barbosa Piancó
Palavras-chave: Junta - Chile; Memória; Sensibilidade (Traço da personalidade); Diálogos imaginários
Data do documento: 24-Fev-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PAVÃO, Maria Rita Barbosa Piancó. Pedagogias sensientes da memória: caminhos possíveis a partir do encontro com as arpilleras chilenas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Este estudo reflete em que medida é possível cogitar propostas pedagógicas sensíveis de rememoração a partir das afet(o)ações provocadas pelo encontro com as arpilleras chilenas. Os bordados produzidos pelas mulheres arpilleristas durante a ditadura militar do Chile são articulados enquanto testemunhos que, em diálogo com as reflexões teóricas advindas dos estudos sobre sensibilidade, memória, experiência e imaginário, apontam para pensar o que denominamos de pedagogias sensientes da memória. O texto contém momentos e paradas, recursos metafóricos que transmitem a potência epistêmica do (des)caminhar pelas afet(o)ações provocadas pelo encontro. As ideias de Benjamin (1987; 2009; 2019), Durand (2012; 2014), Butler (2015; 2018; 2019), Maffesoli (1998; 2014; 2018), Ostrower (2014), Larrosa (2002; 2003; 2014), Bosi (1979), Deleuze e Guattari (1995), Adorno (2011) e Josso (2004), sobretudo, orientam a cartografia. As pistas que levam às pedagogias sensientes da memória sugerem a sensibilidade como forma de aproximação às narrativas das Outras, passível de utilização enquanto instrumento e fonte do saber. De maneira específica, a potência sensível e simbólica contida nas expressões artísticas é considerada potencialidade criativa, criadora e anamnética que favorece a transmissão. Pelo caráter testemunhal que assumem, as arpilleras servem, a estas pedagogias, como demonstração dos processos (trans)formativos que envolvem a rememoração.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45920
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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