Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45895
Share on
Title: | Resolução de problemas envolvendo as operações de adição e subtração no ensino fundamental. |
Authors: | SANTOS, Eliane Severina dos |
Keywords: | Matemática - Estudo e ensino; Matemática (Ensino fundamental); Aprendizagem baseada em problemas; Adição; Subtração |
Issue Date: | 1-Dec-2017 |
Citation: | SANTOS, Eliane Severina dos. Resolução de problemas envolvendo as operações de adição e subtração no ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. |
Abstract: | O tema discutido nesse trabalho, envolvendo adição e subtração em resolução de problemas com alunos do ensino fundamental, surgiu a partir de reflexões acerca das dificuldades dos alunos ao se depararem com situações - problemas de matemática, dificuldades estas observadas na prática docente. Assim, a pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as principais dificuldades de alunos do ensino fundamental em adição e subtração de números naturais, a partir de dois contextos de atividades: situações problemas e “contas secas” (exercícios). Participaram da nossa pesquisa uma turma com 36 alunos na resolução das situações problemas e 37 alunos na resolução das “contas secas” (exercícios) correspondente a uma turma do 6° ano do ensino fundamental de uma escola pertencente à rede Pública Municipal, situada na Cidade de Cumaru - PE. A partir da análise das situações problemas e “contas secas” constatou-se que as maiorias dos alunos tiveram mais dificuldade na resolução dos problemas do que nos exercícios não contextualizados, evidenciando a dificuldade na compreensão e interpretação de situações contextualizadas, que exigem mais atenção e a busca de estratégias de resolução que vão além de fórmulas e regras prontas. Esses resultados apontam para a necessidade do professor trabalhar mais a resolução de problemas com seus alunos, por essa ser uma ferramenta de grande potencial no processo de desenvolvimento do pensar matemático. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45895 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Eliane Severina dos.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License