Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45895
Compartilhe esta página
Título: | Resolução de problemas envolvendo as operações de adição e subtração no ensino fundamental. |
Autor(es): | SANTOS, Eliane Severina dos |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino; Matemática (Ensino fundamental); Aprendizagem baseada em problemas; Adição; Subtração |
Data do documento: | 1-Dez-2017 |
Citação: | SANTOS, Eliane Severina dos. Resolução de problemas envolvendo as operações de adição e subtração no ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. |
Abstract: | O tema discutido nesse trabalho, envolvendo adição e subtração em resolução de problemas com alunos do ensino fundamental, surgiu a partir de reflexões acerca das dificuldades dos alunos ao se depararem com situações - problemas de matemática, dificuldades estas observadas na prática docente. Assim, a pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as principais dificuldades de alunos do ensino fundamental em adição e subtração de números naturais, a partir de dois contextos de atividades: situações problemas e “contas secas” (exercícios). Participaram da nossa pesquisa uma turma com 36 alunos na resolução das situações problemas e 37 alunos na resolução das “contas secas” (exercícios) correspondente a uma turma do 6° ano do ensino fundamental de uma escola pertencente à rede Pública Municipal, situada na Cidade de Cumaru - PE. A partir da análise das situações problemas e “contas secas” constatou-se que as maiorias dos alunos tiveram mais dificuldade na resolução dos problemas do que nos exercícios não contextualizados, evidenciando a dificuldade na compreensão e interpretação de situações contextualizadas, que exigem mais atenção e a busca de estratégias de resolução que vão além de fórmulas e regras prontas. Esses resultados apontam para a necessidade do professor trabalhar mais a resolução de problemas com seus alunos, por essa ser uma ferramenta de grande potencial no processo de desenvolvimento do pensar matemático. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45895 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Eliane Severina dos.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons