Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45895

Compartilhe esta página

Título: Resolução de problemas envolvendo as operações de adição e subtração no ensino fundamental.
Autor(es): SANTOS, Eliane Severina dos
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Matemática (Ensino fundamental); Aprendizagem baseada em problemas; Adição; Subtração
Data do documento: 1-Dez-2017
Citação: SANTOS, Eliane Severina dos. Resolução de problemas envolvendo as operações de adição e subtração no ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
Abstract: O tema discutido nesse trabalho, envolvendo adição e subtração em resolução de problemas com alunos do ensino fundamental, surgiu a partir de reflexões acerca das dificuldades dos alunos ao se depararem com situações - problemas de matemática, dificuldades estas observadas na prática docente. Assim, a pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as principais dificuldades de alunos do ensino fundamental em adição e subtração de números naturais, a partir de dois contextos de atividades: situações problemas e “contas secas” (exercícios). Participaram da nossa pesquisa uma turma com 36 alunos na resolução das situações problemas e 37 alunos na resolução das “contas secas” (exercícios) correspondente a uma turma do 6° ano do ensino fundamental de uma escola pertencente à rede Pública Municipal, situada na Cidade de Cumaru - PE. A partir da análise das situações problemas e “contas secas” constatou-se que as maiorias dos alunos tiveram mais dificuldade na resolução dos problemas do que nos exercícios não contextualizados, evidenciando a dificuldade na compreensão e interpretação de situações contextualizadas, que exigem mais atenção e a busca de estratégias de resolução que vão além de fórmulas e regras prontas. Esses resultados apontam para a necessidade do professor trabalhar mais a resolução de problemas com seus alunos, por essa ser uma ferramenta de grande potencial no processo de desenvolvimento do pensar matemático.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45895
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Eliane Severina dos.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons