Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45860
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA RICARDO, Cleiton de | - |
dc.contributor.author | LIMA, Mateus Chagas | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-20T21:44:20Z | - |
dc.date.available | 2022-08-20T21:44:20Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-19 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Mateus Chagas. Diferenças e relações entre os conceitos de derivada e diferencial: uma contribuição para a interdisciplinaridade à luz da Teoria dos Registros de Representações Semióticas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45860 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste em apresentar uma investigação acerca de uma abordagem interdisciplinar a partir das relações entre derivada e diferencial em funções reais. Para isto, analisamos a apresentação destes temas em livros didáticos do ensino superior à luz da Teoria dos Registros de Representações Semióticas de Raymond Duval (1995). Utilizamos como critério para definição dos livros analisados, o Programa dos Componentes Curriculares por Período (PCCP) do curso de Matemática – Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, da Universidade Federal de Pernambuco. A partir das análises, verificamos as noções iniciais trazidas por alguns livros que constam nas referências bibliográficas apresentadas no PCCP, bem como as interpretações atribuídas às derivadas e às diferenciais em funções reais. Com isso, destacamos uma abordagem que conecta as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I, Cálculo Diferencial e Integral II e a Álgebra Linear, evidenciando assim que tal abordagem, segundo a Teoria dos Registros de Representações Semióticas, proporciona um melhor desenvolvimento cognitivo ao estudante, garantido por meio da mobilização entre diferentes tipos de registros. | pt_BR |
dc.format.extent | 54p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Álgebra Linear | pt_BR |
dc.subject | Cálculo Diferencial e Integral | pt_BR |
dc.subject | Derivada | pt_BR |
dc.subject | Diferencial | pt_BR |
dc.subject | Representações | pt_BR |
dc.title | Diferenças e relações entre os conceitos de derivada e diferencial: uma contribuição para a interdisciplinaridade à luz da Teoria dos Registros de Representações Semióticas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3427070540072601 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6945271130997126 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work consists of presenting an investigation of an interdisciplinary approach based on the relations between derivatives and differentials in real functions. For this, we analyzed the presentation of these themes in higher education textbooks in the light of the Theory of Registers of Semiotic Representations by Raymond Duval (1995). We used as a criterion to define the analyzed books, the Program of Components by Period (PCCP) of the Mathematics – Licentiate course, Agreste Academic Center, Federal University of Pernambuco. From the analysis, we verified as initial notions brought by some examples of functions as interpreted to derivatives and references in reals. With this, we highlight an approach that connects the disciplines of Differential and Integral Calculus I, Differential and Integral Calculus II and Linear Algebra, thus showing that such an approach, according to the Theory of Registers of Semiotic Representations, provides a better cognitive development to the student, secured by moving between different types of records. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Mateus Chagas Lima.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons