Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45832
Share on
Title: | Cartografia do engajamento docente no ensino superior : uma relação de contextos da jornada acadêmica |
Authors: | BRITO, Isabel Pauline Lima de |
Keywords: | Cartografia; Engajamento Docente; Análise Textual Discursiva; Trajetória Acadêmica; UFPE - Pós-graduação |
Issue Date: | 28-Mar-2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | BRITO, Isabel Pauline Lima de. Cartografia do engajamento docente no ensino superior: uma relação de contextos da jornada acadêmica. 2022. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | A presente tese surge da necessidade de entender como o professor se sente em relação a seu trabalho e da possibilidade de dar voz a esse profissional que anda tão desgastado e até desvalorizado em nosso país. Os dados coletados surgem para responder à questão norteadora desse projeto de como diferentes contextos e fatores internos e externos influenciam o engajamento (ou não) de docentes da educação superior. O objetivo principal é cartografar o engajamento docente a partir dos contextos diferenciados de educação superior. Partindo da questão mais geral, trabalho com outras perguntas que também direcionam essa pesquisa e que levam aos objetivos específicos que são: classificar o significado de engajamento docente para professores da Educação Superior; analisar como fatores internos e externos influenciam o contexto da atuação docente dos participantes da pesquisa; relacionar engajamento docente, contextos e uso das TDIC que influenciam no engajamento docente na educação superior e identificar fatores da trajetória acadêmica/profissional que influenciam no engajamento docente na educação superior. Como base teórica, trago os trabalhos de Klassen, Yerdelen e Durksen (2013) e Nascimento (2021) para engajamento docente, além de toda uma referência relacionada a partir da revisão sistemática presente na tese. Também trago os trabalhos de Pimenta e Anastasiou (2020) e Cacete (2017), dentre outros, que tratam de contextos. Escolhi um desenho metodológico que envolve tanto os objetivos traçados como também é modelo principal de pesquisa que é a cartografia, segundo Deleuze e Guattari (2019), Passos, Kastrup e Escóssia (2020) e Passos, Kastrup e Tedesco (2016). Trata-se de um trabalho de natureza básica, em abordagem qualitativa e exploratória de acordo com os objetivos traçados. Uma pesquisa com análise textual discursiva dos dados obtidos com a cartografia e com instrumentos específicos de acordo com cada objetivo como: entrevista não estruturada, questionário e mapeamento de jornada educacional, com narrativa gráfica e textual. De acordo com a análise dos dados, foi realizada a classificação do significado de engajamento docente que passa pela base teórica da ETS em engajamento emocional, engajamento cognitivo e engajamento social (com os estudantes e com os colegas) e uma base emergente que aponta engajamento pela inteireza e engajamento político. Ainda, foi identificada uma relação existente entre engajamento docente, contextos e uso das TDIC e a identificação de fatores da trajetória acadêmica e profissional que influenciam no engajamento docente. Foi percebido que o engajamento existe de várias formas e que a cartografia do engajamento docente se apresenta em várias entradas que se relacionam entre si, mas que confirmam o engajamento existente em todos os aspectos analisados e apontados na tese. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45832 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE Isabel Pauline Lima de Brito.pdf | 5,05 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License