Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45832

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPADILHA, Maria Auxiliadora Soares-
dc.contributor.authorBRITO, Isabel Pauline Lima de-
dc.date.accessioned2022-08-19T11:41:38Z-
dc.date.available2022-08-19T11:41:38Z-
dc.date.issued2022-03-28-
dc.identifier.citationBRITO, Isabel Pauline Lima de. Cartografia do engajamento docente no ensino superior: uma relação de contextos da jornada acadêmica. 2022. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45832-
dc.description.abstractA presente tese surge da necessidade de entender como o professor se sente em relação a seu trabalho e da possibilidade de dar voz a esse profissional que anda tão desgastado e até desvalorizado em nosso país. Os dados coletados surgem para responder à questão norteadora desse projeto de como diferentes contextos e fatores internos e externos influenciam o engajamento (ou não) de docentes da educação superior. O objetivo principal é cartografar o engajamento docente a partir dos contextos diferenciados de educação superior. Partindo da questão mais geral, trabalho com outras perguntas que também direcionam essa pesquisa e que levam aos objetivos específicos que são: classificar o significado de engajamento docente para professores da Educação Superior; analisar como fatores internos e externos influenciam o contexto da atuação docente dos participantes da pesquisa; relacionar engajamento docente, contextos e uso das TDIC que influenciam no engajamento docente na educação superior e identificar fatores da trajetória acadêmica/profissional que influenciam no engajamento docente na educação superior. Como base teórica, trago os trabalhos de Klassen, Yerdelen e Durksen (2013) e Nascimento (2021) para engajamento docente, além de toda uma referência relacionada a partir da revisão sistemática presente na tese. Também trago os trabalhos de Pimenta e Anastasiou (2020) e Cacete (2017), dentre outros, que tratam de contextos. Escolhi um desenho metodológico que envolve tanto os objetivos traçados como também é modelo principal de pesquisa que é a cartografia, segundo Deleuze e Guattari (2019), Passos, Kastrup e Escóssia (2020) e Passos, Kastrup e Tedesco (2016). Trata-se de um trabalho de natureza básica, em abordagem qualitativa e exploratória de acordo com os objetivos traçados. Uma pesquisa com análise textual discursiva dos dados obtidos com a cartografia e com instrumentos específicos de acordo com cada objetivo como: entrevista não estruturada, questionário e mapeamento de jornada educacional, com narrativa gráfica e textual. De acordo com a análise dos dados, foi realizada a classificação do significado de engajamento docente que passa pela base teórica da ETS em engajamento emocional, engajamento cognitivo e engajamento social (com os estudantes e com os colegas) e uma base emergente que aponta engajamento pela inteireza e engajamento político. Ainda, foi identificada uma relação existente entre engajamento docente, contextos e uso das TDIC e a identificação de fatores da trajetória acadêmica e profissional que influenciam no engajamento docente. Foi percebido que o engajamento existe de várias formas e que a cartografia do engajamento docente se apresenta em várias entradas que se relacionam entre si, mas que confirmam o engajamento existente em todos os aspectos analisados e apontados na tese.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectEngajamento Docentept_BR
dc.subjectAnálise Textual Discursivapt_BR
dc.subjectTrajetória Acadêmicapt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleCartografia do engajamento docente no ensino superior : uma relação de contextos da jornada acadêmicapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSOUTO-MANNING, Mariana-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4709295929375489pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1120580802653357pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis thesis arises from the need to understand how the teacher feels about his work and the possibility of giving voice to this professional who is so worn out and even undervalued in our country. The collected data arise to answer the guiding question of this project of how different contexts and internal and external factors influence the engagement (or not) of higher education professors. The main objective is to map teaching engagement from the different contexts of higher education. Starting from the most general question, I work with other questions that also guide this research and that lead to the specific objectives that are: classifying the meaning of teaching engagement for higher education teachers; analyze how internal and external factors influence the context of the research participants' teaching activities; relate faculty engagement, contexts and use of TDIC that influence faculty engagement in higher education and identify factors of the academic/professional trajectory that influence faculty engagement in higher education.As a theoretical basis, I bring the works of Klassen, Yerdelen and Durksen (2013) and Nascimento (2021) for teacher engagement, in addition to a whole related reference from the systematic review present in the thesis. I also bring the works of Pimenta and Anastasiou (2020) and Cacete (2017), among others, that deal with contexts. I have chosen a methodological design that involves both the objectives outlined and is also the main research model that is cartography, according to Deleuze and Guattari (2019), Passos, Kastrup and Escóssia (2020) and Passos, Kastrup and Tedesco (2016). It is a work of a basic nature, with a qualitative and exploratory approach, according to the objectives outlined. A research with discursive textual analysis of the data obtained with cartography and with specific instruments according to each objective such as: unstructured interview, questionnaire and mapping of educational journey, with graphic and textual narrative According to the data analysis, the classification of the meaning of teacher engagement was carried out, which passes through the theoretical basis of the ETS in emotional engagement, cognitive engagement and social engagement (with students and with colleagues) and an emerging base that points to engagement by the integrity and political engagement. Furthermore, an existing relationship was identified between teacher engagement, contexts and use of TDIC and the identification of factors in the academic and professional trajectory that influence teacher engagement. It was noticed that engagement exists in several ways and that the cartography of teacher engagement is presented in several entries that are related to each other, but that confirm the existing engagement in all aspects analyzed and pointed out in the thesis.pt_BR
dc.description.abstractxEsta tesis surge de la necesidad de comprender cómo se siente el docente con respecto a su trabajo y la posibilidad de darle voz a este profesional tan desgastado y hasta desvalorizado en nuestro país. Los datos recopilados surgen para responder a la pregunta rectora de este proyecto de cómo los diferentes contextos y factores internos y externos influyen en el compromiso (o no) de los profesores de educación superior. El objetivo principal es mapear el compromiso docente desde los diferentes contextos de la educación superior. Partiendo de la pregunta más general, trabajo con otras preguntas que también guían esta investigación y que conducen a los objetivos específicos que son: clasificar el significado del compromiso docente para los docentes de educación superior; analizar cómo los factores internos y externos influyen en el contexto de las actividades docentes de los participantes de la investigación; relacionar la participación de los docentes, los contextos y el uso de TDIC que influyen en la participación de los docentes en la educación superior e identificar los factores de la trayectoria académica/profesional que influyen en la participación de los docentes en la educación superior. Como base teórica, traigo los trabajos de Klassen, Yerdelen y Durksen (2013) y Nascimento (2021) para el compromiso docente, además de toda una referencia relacionada de la revisión sistemática presente en la tesis. También traigo los trabajos de Pimenta y Anastasiou (2020) y Cacete (2017), entre otros, que tratan sobre contextos. Elegí un diseño metodológico que involucra tanto los objetivos trazados como el principal modelo de investigación que es la cartografía, según Deleuze y Guattari (2019), Passos, Kastrup y Escóssia (2020) y Passos, Kastrup y Tedesco (2016). Es un trabajo de carácter básico, con un enfoque cualitativo y exploratorio, de acuerdo con los objetivos planteados. Investigación con análisis textual discursivo de los datos obtenidos con cartografía y con instrumentos específicos de acuerdo a cada objetivo como: entrevista no estructurada, cuestionario y mapeo de recorrido educativo, con narración gráfica y textual. De acuerdo con el análisis de los datos, se realizó la clasificación del significado del engagement docente, que pasa por la base teórica de la ETS en engagement emocional, engagement cognitivo y engagement social (con alumnos y con compañeros) y una base emergente que apunta a Compromiso por la integridad y el compromiso político. Además, se identificó una relación existente entre el compromiso docente, los contextos y el uso de TDIC y la identificación de factores en la trayectoria académica y profesional que influyen en el compromiso docente. Se notó que el compromiso existe de varias formas y que la cartografía del compromiso docente se presenta en varias entradas que se relacionan entre sí, pero que confirman el compromiso existente en todos los aspectos analizados y señalados en la tesis.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Isabel Pauline Lima de Brito.pdf5,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons