Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45789

Compartilhe esta página

Título: Empreendedorismo internacional : análise da mentalidade global frente ao derramamento de óleo e à covid-19 no entorno de Porto de Galinhas - PE
Autor(es): CORREIA, Adriana Mirelly Silva Spindola
Palavras-chave: Visão política e social; Empreendedorismo; Covid-19 (Doença)
Data do documento: 25-Abr-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CORREIA, Adriana Mirelly Silva Spindola. Empreendedorismo internacional: análise da mentalidade global frente ao derramamento de óleo e à covid-19 no entorno de Porto de Galinhas - PE. 2022. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Em ambientes complexos, voláteis e altamente conectados, a mentalidade global (MG) tornou-se um diferencial para as organizações. Desenvolvê-la contribui no alcance de resultados na medida em que o horizonte de oportunidades abrange o cenário internacional. Esta dissertação tem o objetivo de analisar como a mentalidade global influenciou as ações estratégicas adotadas pelos empreendedores internacionais de hotéis e pousadas localizados no entorno de Porto de Galinhas-PE frente às catástrofes do óleo e da covid-19. Organizações cujo foco está em atender o público internacional possuem network ativo e buscam destacar-se perante a concorrência. Faz-se necessário atentar que a mentalidade global do empreendedor internacional colabora com a organização, principalmente no tocante ao alcance de resultados pretendidos, mesmo em situações adversas. Para alcançar esse propósito, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: identificar as ações estratégicas de hotéis e pousadas implementadas pelos empreendedores internacionais; verificar a relação entre a mentalidade global e as estratégias desenvolvidas pelos empreendedores internacionais frente às catástrofes do óleo e da covid-19; e, propor um framework de mentalidade global frente às catástrofes que impulsione o empreendedorismo internacional. Foi utilizada a abordagem qualitativa para atender aos objetivos propostos. Foram analisados documentos e transcrições de entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores e colaboradores de hotéis, pousada, Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) e Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (PGACVB) que atuaram na região durante as catástrofes do derramamento do óleo e da covid-19. Dentre os resultados desta investigação, foi constatada a influência dos aspectos da MG proatividade, orientação global e o network nas ações dos empreendimentos estudados durante o enfrentamento das catástrofes do óleo e da covid-19. Verificou-se também o impacto das ações realizadas sob a influência da MG. Outro importante achado deste estudo foi, no caso do aspecto network, a identificação de redes digitais, caracterizando uma complementariedade ao construto redes existente na literatura considerado uma das dimensões do empreendedorismo internacional (EI).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45789
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Adriana Mirelly Silva Spindola Correia.pdf5,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons