Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45787

Compartilhe esta página

Título: Os tamborzeiros de Araçuaí (MG) : mediações raciais na Festa do Rosário
Autor(es): FRANCA, Ana Maria dos Santos
Palavras-chave: Antropologia; Irmandades - Araçuaí (MG); Rosário, Nossa Senhora do, Festa de - Araçuaí (MG); Racismo; Cultura popular; Congadas
Data do documento: 10-Nov-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FRANCA, Ana Maria dos Santos. Os tamborzeiros de Araçuaí (MG): mediações raciais na Festa do Rosário. 2021. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: O presente trabalho, resultado da pesquisa de mestrado realizada entre 2019 e 2021, tem por objetivo uma apresentação do grupo Tamborzeiros do Rosário da cidade de Araçuaí/MG bem como uma análise da festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário promovida por eles em parceria com a Irmandade da cidade. O trabalho é tridimensional na medida em o campo apresenta três dimensões inter-relacionadas, a saber: a Irmandade, os tamborzeiros e a festa promovida por eles. O grupo musical que anima as festas do Rosário – que é comumente lido como candombe, uma das variações do congado –, realiza a festividade desde o século XIX. A partir de uma leitura que parte das relações raciais estabelecidas no Brasil, o trabalho traz a exposição de um breve histórico das Irmandades do Rosário de modo geral até se deter na Irmandade de Araçuaí. O texto busca discutir o caráter duplo dessas instituições, tanto como propiciadoras de experiências de cidadania aos seus membros (majoritariamente negros), como seu caráter de controle, tendo em vista que serviram para moldar o caráter social e segregador nas cidades onde se formaram. Detendo-se nos tamborzeiros, busca-se evidenciar as visões sobre si mesmos a partir das falas e histórias contadas por seus integrantes, evidenciando como o racismo invisibiliza as narrativas culturais presentes em manifestações afro brasileiras. Por fim, o trabalho apresenta uma etnografia da Festa do Rosário da cidade de Araçuaí evidenciando as dinâmicas raciais que localizam seus produtores dentro do evento festivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45787
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Maria dos Santos Franca.pdf2,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons