Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45730

Comparte esta pagina

Título : Método de detectar e validar bordas de corpos hídricos utilizando imagens de alta resolução e pontos de controle por gps
Autor : SOUZA, Ricardo Silva de
Palabras clave : Borda; Sobel; Roberts; RTK; Engenharia cartográfica
Fecha de publicación : 11-dic-2018
Citación : SOUZA, Ricardo Silva de. Método de detectar e validar bordas de corpos hídricos utilizando imagens de alta resolução e pontos de controle por GPS. 2018. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Cartográfica, Departamento de Engenharia Cartográfica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumen : A utilização de imagens de satélites vem a cada dia se tornando unânime nos processos de validação de dados nas áreas das Geociências, mas, mesmo com todo o avanço tecnológico, e com todas as melhorias nas engenharias, na física, no avanço nos hardware e software, a análise de dados para detecção de bordas de corpos hídricos, sejam de grandes dimensões, ou pequenos reservatórios, ainda é um problema complexo de se resolver. O presente trabalho apresenta uma análise espacial sobre a detecção de bordas onde foi utilizada imagem georreferenciada em UTM-WGS84, obtida do Google Earth do Lago do Cavouco (nascente do Riacho do Cavouco), um afluente da margem direta do Rio Capibaribe, situado dentro da área do Campus Joaquim Amazonas da UFPE. Inicialmente foi realizado um trabalho de levantamento de campo com um GPS e usado o método RTK, e depois de processados os dados poder-se mapear a borda de Granito do Lago. Na fase de processamento das imagens foram aplicados os filtros de Roberts e de Sobel e, por serem filtros do tipo passa-alta, as bordas ficaram evidenciadas. Por fim, foi feita a análise espacial métrica e estatística para determinar as discrepâncias entre as bordas criadas por filtragem, e alguns pontos da borda por vetorização automática a partir dos dados do RTK. Os resultados demostraram que as diferenças espaciais e estatísticas entre os pontos RTK e os pontos homólogos das bordas dos filtros foram muito pequenas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45730
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Cartográfica e Agrimensura



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons