Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45670

Comparte esta pagina

Título : Representações semióticas como artefatos para a aprendizagem de funções : uma análise da gênese instrumental de licenciandos em matemática no ensino remoto
Autor : SANTOS, Marcelo Lins Muniz de Melo
Palabras clave : Orquestração Instrumental Online; Semiótica – Registro de Representação; Abordagem Instrumental; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 28-mar-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTOS, Marcelo Lins Muniz de Melo. Representações semióticas como artefatos para a aprendizagem de funções: uma análise da gênese instrumental de licenciandos em matemática no ensino remoto. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Esta pesquisa investiga de que maneira licenciandos em matemática se apropriam de artefatos simbólicos, como sistemas de representação semiótica, para solucionar atividades de funções definidas por partes, por meio de tratamentos e conversões no ensino remoto. Nosso quadro teórico-metodológico é composto pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) e pela Abordagem Instrumental (AI). Esta pesquisa tem como aporte metodológico a Orquestração Instrumental On-line (OI On-line), pela qual faremos uso para planejar as sessões do experimento. No contexto atual da pandemia, todas as atividades da pesquisa foram realizadas On- line, por meio de encontros remotos síncronos. A metodologia compôs-se da análise dos registros escritos, dos licenciandos, tanto à punho quanto no quadro compartilhado, além da gravação das sessões. Foram realizados dois experimentos, denominados estudo preliminar e estudo principal, nos quais os dados obtidos foram analisados por meio da técnica da videografia com a análise microgenética. Nessa análise desenvolvemos um índice de eventos que envolveram tratamentos e conversões entre registros de representação semiótica de funções, identificados durante a resolução das situações realizadas pelos licenciandos. Os resultados do estudo preliminar apontam para a necessidade de adaptações, tanto a escrita do enunciado quanto às perguntas propostas nas atividades, de modo que sejam melhor compreendidas pelos sujeitos que irão solucionar a atividade, bem como o tempo de execução seja otimizado. Os resultados do estudo principal apontam que os sujeitos mobilizaram os esquemas de uso, ação instrumental e ação coletiva instrumentada, caracterizando assim, para os participantes, o fenômeno da Gênese Instrumental. Acredita-se que a resolução das atividades e as aprendizagens daí decorrentes foram favorecidas pelo trabalho em grupo, pelo diálogo entre os sujeitos e intervenções da mediadora, pela prática da explicação, pela transformação dos registros de representação, pela resolução colaborativa e pelas discussões realizadas após a atividade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45670
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Marcelo Lins Muniz de Melo Santos.pdf4,33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons