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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45641
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Título: | Uso das tecnologias da geoinformação no estudo da caminhabilidade urbana : estudo de caso no bairro do Santo Amaro |
Autor(es): | ALVES, Camila de Lira |
Palavras-chave: | Engenharia cartográfica; Caminhabilidade; Cartografia; Icam |
Data do documento: | 13-Nov-2020 |
Citação: | ALVES, Camila de Lira. Uso das tecnologias da geoinformação no estudo da caminhabilidade urbana: estudo de caso no bairro do Santo Amaro. 2020. 56f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Cartográfica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | A caminhabilidade urbana é um tema que vem ganhado espaço nas discursões públicas e nas acadêmicas, e tem por fim tornar as cidades brasileiras mais sustentáveis, humanas e acessíveis. Oriundo do inglês walkability, a caminhabilidade tem como definição as medidas que quantificam e qualificam os espaços urbanos, destinado ao descolamento a pé. Sendo assim existe priorização de todos os pedestres, sendo ele com mobilidade reduzida ou não. O deslocamento a pé é uma modalidade de transporte, bastante utilizada nas cidades, envolvendo desde um simples caminhar, até deslocamento casa a trabalho. Estudar a caminhabilidade na ótica da cartografia permite mapear, representar e quantificar as áreas propicias ao deslocamento a pé. Esse trabalho tem por objetivo avaliar o grau de caminhabilidade no bairro de Santo Amaro, localizado no Recife. O critério utilizado para a escolha da área de estudo, foi a diversidade de estrutura urbana presente como escolas, praças, templos religiosos, centros comercias e serviços, que favorece a grande circulação de pedestres, nas principais vias do bairro em questão. O padrão aplicado para estudar esse tema, foi o Índice de caminhabilidade- Icam. Trata- se de um método para avaliar as condições de caminhabilidade nas cidades brasileiras, desenvolvido pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento – ITDP. Para o cálculo do Icam são consideradas as categorias: calçadas, mobilidade, atração, segurança viária, segurança pública e ambiente. O programa utilizado foi o ArcGIS e as respostas foram mapas temáticos que mostram as diversas categorias e pontuações. As categorias segurança pública e segurança viária, obtiveram as piores pontuações com diagnósticos inconclusivos. Para as demais categorias e o resultado final do índice, obtiveram pontuações enquadradas no critério suficiente. A metodologia do ITDP mostrou eficácia na realização da pesquisa, tendo potencial nas tomadas decisões de políticas públicas urbanas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45641 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Cartográfica e Agrimensura |
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