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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45641
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | PORTUGAL, José Luiz | - |
dc.contributor.author | ALVES, Camila de Lira | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-11T19:05:04Z | - |
dc.date.available | 2022-08-11T19:05:04Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-11 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Camila de Lira. Uso das tecnologias da geoinformação no estudo da caminhabilidade urbana: estudo de caso no bairro do Santo Amaro. 2020. 56f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Cartográfica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45641 | - |
dc.description.abstract | A caminhabilidade urbana é um tema que vem ganhado espaço nas discursões públicas e nas acadêmicas, e tem por fim tornar as cidades brasileiras mais sustentáveis, humanas e acessíveis. Oriundo do inglês walkability, a caminhabilidade tem como definição as medidas que quantificam e qualificam os espaços urbanos, destinado ao descolamento a pé. Sendo assim existe priorização de todos os pedestres, sendo ele com mobilidade reduzida ou não. O deslocamento a pé é uma modalidade de transporte, bastante utilizada nas cidades, envolvendo desde um simples caminhar, até deslocamento casa a trabalho. Estudar a caminhabilidade na ótica da cartografia permite mapear, representar e quantificar as áreas propicias ao deslocamento a pé. Esse trabalho tem por objetivo avaliar o grau de caminhabilidade no bairro de Santo Amaro, localizado no Recife. O critério utilizado para a escolha da área de estudo, foi a diversidade de estrutura urbana presente como escolas, praças, templos religiosos, centros comercias e serviços, que favorece a grande circulação de pedestres, nas principais vias do bairro em questão. O padrão aplicado para estudar esse tema, foi o Índice de caminhabilidade- Icam. Trata- se de um método para avaliar as condições de caminhabilidade nas cidades brasileiras, desenvolvido pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento – ITDP. Para o cálculo do Icam são consideradas as categorias: calçadas, mobilidade, atração, segurança viária, segurança pública e ambiente. O programa utilizado foi o ArcGIS e as respostas foram mapas temáticos que mostram as diversas categorias e pontuações. As categorias segurança pública e segurança viária, obtiveram as piores pontuações com diagnósticos inconclusivos. Para as demais categorias e o resultado final do índice, obtiveram pontuações enquadradas no critério suficiente. A metodologia do ITDP mostrou eficácia na realização da pesquisa, tendo potencial nas tomadas decisões de políticas públicas urbanas. | pt_BR |
dc.format.extent | 56p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia cartográfica | pt_BR |
dc.subject | Caminhabilidade | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Icam | pt_BR |
dc.title | Uso das tecnologias da geoinformação no estudo da caminhabilidade urbana : estudo de caso no bairro do Santo Amaro | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8537775027062397 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Urban walkability is a theme that has been gaining space in public and academic discusses, and aims to make Brazilian cities more sustainable, humane and accessible. Coming from the English walkability, walkability is defined by the measures that quantify and qualify urban spaces, intended for detachment on foot. Thus, there is a prioritization of all pedestrians, whether with reduced mobility or not. Walking is a mode of transport, widely used in cities, involving from a simple walk, to commuting from home to work. Studying walkability from the perspective of cartography allows mapping, representing and quantifying the areas suitable for walking. This work aims to assess the degree of walkability in the Santo Amaro neighborhood, located in Recife. The criterion used to choose the study area was the diversity of urban structure present, such as schools, squares, religious temples, shopping centers and services, favoring the large circulation of pedestrians on the main roads in the neighborhood in question. The standard applied to study this theme was the Walkability Index - Icam. It is a method to assess walking conditions in Brazilian cities, developed by the Institute of Transport and Development Policies - ITDP. For the calculation of the Icam the categories are considered: sidewalks, mobility, attraction, road safety, public safety and environment. The program used was ArcGIS and the answer was thematic maps that show the different categories and scores. The categories public safety and road safety, had the worst scores with inconclusive diagnoses. For the other categories and the final result of the index, they obtained scores within the sufficient criterion. The ITDP methodology showed effectiveness in conducting the research, having potential in making decisions for urban public policies. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Engenharia Cartográfica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DECart) - Departamento de Engenharia Cartográfica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Cartográfica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Cartográfica e Agrimensura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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