Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45612

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAUJO, Ézio da Rocha-
dc.contributor.authorMARQUES, Guilherme José Bandeira Jovino-
dc.date.accessioned2022-08-10T22:59:45Z-
dc.date.available2022-08-10T22:59:45Z-
dc.date.issued2012-07-25-
dc.date.submitted2012-08-09-
dc.identifier.citationMARQUES, Guilherme José Bandeira Jovino. Comportamento e projeto de pontes estaiadas estudo de caso a ponte sobre o rio kwanza. 2012. 134 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45612-
dc.description.abstractA Ponte de Barra de Kwanza, localizada em Luanda, Angola é estaiada e constituída de três segmentos, sendo dois laterais estaiados e um central bi-rotulado. Os dois mastros são em concreto armado e o tabuleiro em viga metálica mista em aço e concreto. Em sua situação atual, esta tem sido submetida a cargas e velocidades superiores ao que foi projetada, tendo como consequências deslocamentos e vibrações. Este trabalho tem como objetivo descrever o projeto de reforço e comparar seu desempenho através de dois modelos numéricos, estático e dinâmico. Na primeira parte do trabalho, será apresentada uma descrição da situação atual da Ponte e um modelo numérico tridimensional, considerando-se as cargas atuais, o funcionamento estrutural e resultados obtidos experimentalmente através de inspeções. Em seguida, será descrito sobre o projeto de reforço que consiste no aumento da rigidez vertical do vão central e aumento das frequências de vibrações verticais e apresentado um modelo numérico tridimensional considerando o reforço da Ponte. Por fim, serão comparados os dois modelos numéricos através do comportamento estático e dinâmico, deformações e frequências de vibração.pt_BR
dc.format.extent134p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectPontes estaiadaspt_BR
dc.subjectPonte sobre o rio Kwanzapt_BR
dc.titleComportamento e projeto de pontes estaiadas: estudo de caso : a ponte sobre o rio Kwanzapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3628800246349427pt_BR
dc.description.abstractxThe Bar Kwanza Bridge, located in Luanda, Angola, is cable-stayed and has three segments, two laterals cable-stayed and one central bi-labeled. The two masts are made of reinforced concrete beam and the deck in steel and mixed metal concrete. In its current situation, it is being subjected to loads and speeds higher than the ones it was projected for, with the consequences of displacement and vibrations. This paper aims to describe the project to strengthen and to compare their performance through two numerical models, static and dynamic. In the first part of this work, will be presented a description of the current situation of the Bridge and a three dimensional numerical model, considering the current loads, the operating and structural experimental results obtained through inspections. After that, will be described the project of reinforcement, which was made to increase the vertical stiffness of the central span and to increase the frequency of vertical vibrations. Also it will be presented a dimensional numerical model, considering strengthening the bridge. Finally, the two numerical models will be compared through their static and dynamic behavior, deformations and vibration frequencies.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons