Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45568

Compartilhe esta página

Título: Análise da viabilidade socioeconômica e financeira de obras hídricas com aproveitamentos múltiplos : canal de Xingó
Autor(es): MACEDO, Denise Maia de Britto
Palavras-chave: Viabilidade Socioeconômica; Engenharia Civil; Obras hídricas; Abastecimento de Água – Canal de Xingo (Nordeste, Brasil)
Data do documento: 5-Jan-2011
Citação: MACEDO, Denise Maia de Britto. Análise da viabilidade socioeconômica e financeira de obras hídricas com aproveitamentos múltiplos: canal de xingó. 2011. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: O presente trabalho investiga a viabilidade socioeconômica e financeira relativa ao Canal de Xingó, que visa o abastecimento de água do sertão sergipano e uma parcela semiárida do estado da Bahia, hoje ocupada principalmente por acampados sem terra, diversas famílias de assentados e pequenos agricultores. Diante da necessidade de racionalizar o custo e otimizar o uso dos recursos naturais, em virtude das carências da sociedade, a grande maioria dos projetos de origem pública ou privados devem ser analisados quanto aos seus benefícios. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi analisar a viabilidade do Canal de Xingó nos dois diferentes pontos de vista: Financeiro e Socioeconômico. A avaliação da análise financeira emprega conceitos básicos de economia estudando o fluxo de caixa do empreendimento e indicadores como: o valor presente líquido e a taxa interna de retorno. Por conseguinte, foi possível estabelecer se o empreendimento é auto- sustentável ou necessita de subsídio. Já a avaliação da análise socioeconômica estuda os principais benefícios, como: geração de emprego e renda para população. Após o estudo dos resultados, foi possível concluir que o Canal de Xingó é capaz de promover mudanças socioeconômicas importantes e positivas, no entanto, necessita de um considerável aporte financeiro do poder público para que seja viável financeiramente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45568
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons