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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45456
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Título : | Uma abordagem experimental para o conceito de calor na perspectiva da Teoria dos Perfis Conceituais |
Autor : | SILVA, Ana Paula Cirino da |
Palabras clave : | Conceitos; Aprendizagem experimental; Calor; Ciência - Estudo e ensino |
Fecha de publicación : | 9-dic-2021 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Ana Paula Cirino da. Uma abordagem experimental para o conceito de calor na perspectiva da Teoria dos Perfis Conceituais. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Resumen : | Segundo a teoria dos Perfis Conceituais um único conceito pode ser compreendido a partir de diferentes modos de pensar e expresso em diversas formas de falar, a depender do contexto e situação. Esses diferentes modos de pensar são organizados em zonas, a partir de compromissos epistemológicos, ontológicos e axiológicos. Ainda segundo essa teoria, a aprendizagem acontece a partir de duas dimensões, uma cognitiva, que diz respeito à constituição de novas zonas, e outra metacognitiva, que se relaciona com a tomada de consciência dos estudantes acerca da polissemia do conceito. Considerando a natureza polissêmica do conceito de calor e as ideias que constituem a teoria dos perfis conceituais, tivemos como objetivo geral do nosso trabalho analisar a aprendizagem do conceito de calor, a partir da dimensão da aprendizagem da teoria dos perfis conceituais, mediante a utilização de atividades experimentais em sala de aula. Acreditamos que o uso de atividades experimentais pode ser um bom caminho de possibilidades para interações discursivas entre professor e estudantes, contribuindo para o processo de tomada de consciência dos diferentes modos de pensar o conceito de calor e construção de novos significados. Partindo de uma série de cinco experimentos que foram propostos para o ensino de química, com base no perfil conceitual de calor, todos adaptados e testados anteriormente, em um trabalho de monografia. Aplicamos os experimentos em uma turma do 3o ano do Ensino Médio, identificamos e analisamos os processos de tomada de consciência, enriquecimento do perfil conceitual de calor, discurso hibrido das diferentes, além de observar a construção de significados em sala de aula. Assim, justificamos a coleta de dados a partir da intervenção pela possibilidade de observação, em uma escala de tempo micro. Para a análise dos dados , selecionamos recortes nas transcrições em busca de indícios de novos significados construídos (enriquecimento do perfil), emergência das zonas do perfil conceitual, discurso hibrido e tomada de consciência em um nível microgenético Concluímos que o uso de atividades experimentais pode levar ao debate e reflexão sobre os diversos modos de pensar o conceito de calor, e assim atuar de forma positiva no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando aos estudantes uma compreensão mais ampla acerca dos conceitos científicos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45456 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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