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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45456

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dc.contributor.advisorSIMÕES NETO, José Euzebio-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Paula Cirino da-
dc.date.accessioned2022-08-04T14:42:04Z-
dc.date.available2022-08-04T14:42:04Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Paula Cirino da. Uma abordagem experimental para o conceito de calor na perspectiva da Teoria dos Perfis Conceituais. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45456-
dc.description.abstractSegundo a teoria dos Perfis Conceituais um único conceito pode ser compreendido a partir de diferentes modos de pensar e expresso em diversas formas de falar, a depender do contexto e situação. Esses diferentes modos de pensar são organizados em zonas, a partir de compromissos epistemológicos, ontológicos e axiológicos. Ainda segundo essa teoria, a aprendizagem acontece a partir de duas dimensões, uma cognitiva, que diz respeito à constituição de novas zonas, e outra metacognitiva, que se relaciona com a tomada de consciência dos estudantes acerca da polissemia do conceito. Considerando a natureza polissêmica do conceito de calor e as ideias que constituem a teoria dos perfis conceituais, tivemos como objetivo geral do nosso trabalho analisar a aprendizagem do conceito de calor, a partir da dimensão da aprendizagem da teoria dos perfis conceituais, mediante a utilização de atividades experimentais em sala de aula. Acreditamos que o uso de atividades experimentais pode ser um bom caminho de possibilidades para interações discursivas entre professor e estudantes, contribuindo para o processo de tomada de consciência dos diferentes modos de pensar o conceito de calor e construção de novos significados. Partindo de uma série de cinco experimentos que foram propostos para o ensino de química, com base no perfil conceitual de calor, todos adaptados e testados anteriormente, em um trabalho de monografia. Aplicamos os experimentos em uma turma do 3o ano do Ensino Médio, identificamos e analisamos os processos de tomada de consciência, enriquecimento do perfil conceitual de calor, discurso hibrido das diferentes, além de observar a construção de significados em sala de aula. Assim, justificamos a coleta de dados a partir da intervenção pela possibilidade de observação, em uma escala de tempo micro. Para a análise dos dados , selecionamos recortes nas transcrições em busca de indícios de novos significados construídos (enriquecimento do perfil), emergência das zonas do perfil conceitual, discurso hibrido e tomada de consciência em um nível microgenético Concluímos que o uso de atividades experimentais pode levar ao debate e reflexão sobre os diversos modos de pensar o conceito de calor, e assim atuar de forma positiva no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando aos estudantes uma compreensão mais ampla acerca dos conceitos científicos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConceitospt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectCalorpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleUma abordagem experimental para o conceito de calor na perspectiva da Teoria dos Perfis Conceituaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0364462762379933pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3560726840212196pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxAccording to the theory of conceptual profiles, a single concept can be understood from different ways of thinking and expressed in different ways of speaking, depending on the context and situation. These different ways of thinking are organized into zones, based on epistemological, ontological and axiological commitments. Also, according to this theory, learning takes place from two dimensions, one cognitive, which concerns the constitution of new zones, and the other metacognitive, which is related to the awareness of students about the polysemy of the concept. Considering the polysemic nature of the concept of heat and the ideas that constitute the theory of conceptual profiles, the general objective of our work was to analyze the learning of the concept of heat, from the dimension of learning the theory of conceptual profiles, through the use of experimental activities in the classroom. We believe that the use of experimental activities can be a good way of possibilities for discursive interactions between professor and students, contributing to the process of awareness of the different ways of thinking about the concept of heat and construction of new meanings. Starting from a series of five experiments that were proposed for the teaching of chemistry, based on the conceptual heat profile, all previously adapted and tested, in a monograph work, we applied the experiments in a 3rd year high school class, we identified and we analyze the processes of awareness, enrichment of the conceptual profile of heat, hybrid discourse of the different ones, in addition to observing the construction of meanings in the classroom. Thus, we justify data collection from the intervention by the possibility of observation, on a micro-time scale. For data analysis, we selected excerpts in the transcripts in search of evidence of new constructed meanings (profile enrichment), emergence of conceptual profile zones, hybrid discourse and awareness at a microgenetic level. We conclude that the use of experimental activities can lead to debate and reflection on the different ways of thinking about the concept of heat, and thus act positively in the teaching and learning process, enabling students to have a broader understanding of scientific concepts.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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