Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45449

Compartilhe esta página

Título: Modelagem para incorporação de critérios em estrutura hierárquica no método multicritério FITradeoff
Autor(es): VIEIRA, Maria Júlia Leal
Palavras-chave: Engenharia de Produção; Critérios hierárquicos; Heurísticas; Tomada de decisão com múltiplos critérios; FITradeoff; Simulação
Data do documento: 11-Fev-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: VIEIRA, Maria Júlia Leal. Modelagem para incorporação de critérios em estrutura hierárquica no método multicritério FITradeoff. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este trabalho propõe duas abordagens para lidar com problemas de tomada de decisão multicritério em que os critérios são estruturados hierarquicamente no Flexible and Interactive Tradeoff (FITradeoff). Essas abordagens utilizam informações parciais de preferências fornecidas pelo decisor com base em um processo estruturado no âmbito da teoria do valor multatributo para elicitação dos valores das constantes de escala. Além de terem sido apresentadas para as problemáticas de escolha e ordenação. Assim, a definição dessas abordagens foi feita por meio do desenvolvimento de dois modelos matemáticos, os quais eram distintos, pois um deles utiliza o procedimento ROC (Rank-Order Centroid) para determinação dos pesos dos critérios de nível superior da árvore de valor e no outro o valor desses pesos não era conhecido. Além disso, novos conceitos de hierarquia foram incorporados aos modelos e duas heurísticas de questionamento comparadas para verificar em qual delas se encontrava a solução do problema após menos perguntas terem sido respondidas, visando diminuir o esforço cognitivo do decisor. Depois da definição da heurística que melhor se adequava, a comparação entre os dois modelos foi realizada através da execução de uma simulação com o objetivo de verificar a similaridade entre eles e a eficácia na resolução de problemas com critérios hierárquicos. Dessa forma, foram variados os números de critérios situados na base da hierarquia, de alternativas, de famílias e as distribuições de pesos e observou-se que os modelos foram capazes de solucionar problemas com critérios hierarquicamente estruturados e que o número de respostas fornecidas pelo decisor sofreu influência dessa variação de parâmetros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45449
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Júlia Leal Vieira.pdf2,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons