Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45397

Share on

Título : Saber, poética e transgressão : as figurações estético-gestuais da corpa por artistas transexuais/travestis
Autor : SILVA FILHO, Luís Massilon da
Palabras clave : Corpo humano – Aspectos simbólicos; Imagem corporal na arte; Estética; Arte; Travestis; Diferença (Filosofia)
Fecha de publicación : 17-feb-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA FILHO, Luís Massilon da. Saber, poética e transgressão: as figurações estético-gestuais da corpa por artistas transexuais/travestis. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : Nesta dissertação, procuro cartografar as figurações estético-gestuais de artistas transexuais/travestis por meio da expressão de saberes, poeticidades e transgressões que suas corpas expressam e imprimem. Busco delinear a potência ética-estética e política de corpas que ocupam posições de promoção de agenciamentos de suas existências. As artistas travestis se inserem no campo da cisheteronormatividade por meio de um movimento contínuo de desterritorialização e abertura para novas reterritorializações, não de maneira fixa, mas dentro da construção de multiplicidades e linhas de fuga geradoras de rizomas e interpelações significativas de si e do mundo. A pesquisa trata de um novo olhar e paradigma estético, com implicações políticas, des-trava saberes colonializados e fala em criação, transversalidade e movimentos. Saí em busca de uma cartografia dada por afetos, união e linhas de segmentaridade que incidissem em performatividades e reconhecimento da produção de quatro artistas transexuais/travestis do sertão nordestino. Objetivei cartografar como as figurações estético- gestuais de artistas transexuais/travestis se configuram enquanto leituras de saber, poética e transgressão. A imersão na vivência teórica-metodológica e nos processos cartográficos me fizeram considerar arranjos em que pude problematizar a construção do percurso estético das corporeidades de artistas transexuais/travestis e seus saberes. Da mesma forma a cartografia me levou a pensar a potência transgressora dessas corpas por meio da arte por elas desenvolvida, a partir de sua dimensão poética. E, obtive reflexões sobre a ressignificação epistêmica que resulta das performances de tais artistas e que se relaciona à existência de suas corporeidades trans-formadoras. A cartografia das artistas apresentadas neste estudo se vincula à cartografia de mim mesmo, reestruturando minhas performances poéticas, ampliando meus saberes e fortalecendo a condição de pesquisador. Os resultados obtidos me ensinam que ainda seguimos, que a navegação pela compreensão da dimensão estético-gestual de corpas transexuais/travestis não tem fim, visto que aprendi com elas que novas emergências estéticas estão ainda a se construir. É esse o tom de uma cartografia, processos, trajetórias, caminhos, não há fim, há experiências.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45397
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Luís Massilon da Silva Filho.pdf5.89 MBAdobe PDFVista previa
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons