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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45355
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Título: | IN-PLANTAR : Aplicativo como proposta educativa na implantação de horta escolar agroecológica |
Autor(es): | CÔRTES, Nemo Augusto Móes |
Palavras-chave: | Educação ambiental; Tecnologia de ponta e educação; Ecologia agrícola |
Data do documento: | 11-Dez-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CÔRTES, Nemo Augusto Móes. IN-PLANTAR : Aplicativo como proposta educativa na implantação de horta escolar agroecológica. 2020. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | Diante da atual crise socioambiental e da dificuldade das escolas em efetivar a transversalidade e interdisciplinaridade da Educação Ambiental, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um artefato digital, enquanto recurso tecnológico educacional, para auxiliar os docentes a implementarem hortas escolares agroecológicas através de uma abordagem transversal da Educação Ambiental. As hortas escolares promovem a sustentabilidade e contribuem com as metas globais da Organização das Nações Unidas (ONU), como o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável. A horta escolar também se apresenta como alternativa para garantir a segurança alimentar e nutricional da escola, além de ser um laboratório vivo interdisciplinar que convida os alunos a transformarem seus hábitos alimentares a partir do estímulo à alimentação saudável. O produto tecnológico foi desenvolvido na plataforma brasileira Fábrica de Aplicativos e disponibiliza fichas pedagógicas com planos de aula, manuais técnicos sobre horta, vídeos tutoriais e mini documentários e um espaço para comunicação entre usuários e o desenvolvedor. Amparado na metodologia da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS), o aplicativo IN-plantar Horta Escolar Agroecológica foi validado junto a especialistas da área da Agroecologia e da Educação Ambiental. O aplicativo enquanto recurso pedagógico para auxiliar os docentes também se mostra como alternativa viável. Apenas 20% utilizam aplicativos para auxiliar sua prática docente, ao mesmo tempo que 92% afirmaram que o aplicativo In-Plantar Horta Agroecológica era adequado ou muito adequado para auxiliar a prática docente e como recurso tecnológico para desenvolver uma horta escolar. O aplicativo será disponibilizado nas plataformas virtuais, de forma gratuita, para professores e professoras. Conclui-se que intersecção entre hortas, agroecologia e TDIC é capaz de gerar e estimular projetos pedagógicos em Educação Ambiental que possuam de fato uma abordagem transversal, interdisciplinar e sustentável, através da implementação de hortas escolares agroecológicas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45355 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
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