Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45355
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Walma Nogueira Ramos | - |
dc.contributor.author | CÔRTES, Nemo Augusto Móes | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-01T16:33:27Z | - |
dc.date.available | 2022-08-01T16:33:27Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
dc.identifier.citation | CÔRTES, Nemo Augusto Móes. IN-PLANTAR : Aplicativo como proposta educativa na implantação de horta escolar agroecológica. 2020. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45355 | - |
dc.description.abstract | Diante da atual crise socioambiental e da dificuldade das escolas em efetivar a transversalidade e interdisciplinaridade da Educação Ambiental, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um artefato digital, enquanto recurso tecnológico educacional, para auxiliar os docentes a implementarem hortas escolares agroecológicas através de uma abordagem transversal da Educação Ambiental. As hortas escolares promovem a sustentabilidade e contribuem com as metas globais da Organização das Nações Unidas (ONU), como o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 2 - Fome Zero e Agricultura Sustentável. A horta escolar também se apresenta como alternativa para garantir a segurança alimentar e nutricional da escola, além de ser um laboratório vivo interdisciplinar que convida os alunos a transformarem seus hábitos alimentares a partir do estímulo à alimentação saudável. O produto tecnológico foi desenvolvido na plataforma brasileira Fábrica de Aplicativos e disponibiliza fichas pedagógicas com planos de aula, manuais técnicos sobre horta, vídeos tutoriais e mini documentários e um espaço para comunicação entre usuários e o desenvolvedor. Amparado na metodologia da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS), o aplicativo IN-plantar Horta Escolar Agroecológica foi validado junto a especialistas da área da Agroecologia e da Educação Ambiental. O aplicativo enquanto recurso pedagógico para auxiliar os docentes também se mostra como alternativa viável. Apenas 20% utilizam aplicativos para auxiliar sua prática docente, ao mesmo tempo que 92% afirmaram que o aplicativo In-Plantar Horta Agroecológica era adequado ou muito adequado para auxiliar a prática docente e como recurso tecnológico para desenvolver uma horta escolar. O aplicativo será disponibilizado nas plataformas virtuais, de forma gratuita, para professores e professoras. Conclui-se que intersecção entre hortas, agroecologia e TDIC é capaz de gerar e estimular projetos pedagógicos em Educação Ambiental que possuam de fato uma abordagem transversal, interdisciplinar e sustentável, através da implementação de hortas escolares agroecológicas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia de ponta e educação | pt_BR |
dc.subject | Ecologia agrícola | pt_BR |
dc.title | IN-PLANTAR : Aplicativo como proposta educativa na implantação de horta escolar agroecológica | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | COSTA, Valéria Sandra de Oliveira | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6772425826801112 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0134567530160247 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | In view of the current socio-environmental crisis and the difficulty of schools in implementing the transversality and interdisciplinarity of Environmental Education, the present work aimed to develop a digital artifact, as an educational technological resource, to help teachers to implement agroecological school gardens through a transversal of the Environmental education. School gardens promote sustainability and contribute to the global goals of the United Nations (UN), such as the Sustainable Development Goal SDG 2 - Zero Hunger and Sustainable Agriculture. The school vegetable garden also presents itself as an alternative to ensure the school's food and nutritional security, in addition to being an interdisciplinary living laboratory that invites students to transform their habits by encouraging healthy eating. The technological product was developed on the Brazilian platform Fábrica de Aplicacoes and provides pedagogical sheets with lesson plans, technical manuals about the garden, tutorial videos and mini documentaries and a space for communication between users and the developer. Supported by the methodology of the Educational Proposal to Support Sustainable Development (HDPE), the IN- plantar Horta Escolar Agroecológica application was validated by specialists in the area of Agroecology and Environmental Education. The application as a pedagogical resource to assist documents is also shown to be a viable alternative. Only 20% use applications to assist their teaching practice, while 92% stated that the In-Plantar Horta Agroecológica application was adequate or very suitable to assist teaching practice and as a technological resource to develop a school garden. The application will be made available on virtual platforms, free of charge, for teachers and professors. It is concluded that the intersection between vegetable gardens, agroecology and TDIC is capable of generating and stimulating pedagogical projects in Environmental Education that have in fact a transversal, interdisciplinary and sustainable approach, through the implementation of agroecological school gardens. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2411998717256147 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Nemo Augusto Móes Côrtes.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons