Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45295

Compartilhe esta página

Título: Indústria cultural x conceito-imagem em adorno e cabrera : uma proposta de intervenção a partir do uso de cinema no ensino de filosofia
Autor(es): SOUZA, Maria de Fátima Pires Raposo de Matos
Palavras-chave: Filosofia; Ensino audiovisual – Ensino superior; Cinema e filosofia; Cinema documento; Filosofia
Data do documento: 12-Mar-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Maria de Fátima Pires Raposo de Matos. Indústria cultural x conceito-imagem em adorno e cabrera: uma proposta de intervenção a partir do uso de cinema no ensino de filosofia. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O cinema é uma expressão artística de grande significação semântica e simbólica. Os filmes, na visão filosófica, abrem novas perspectivas de contato com este inexorável mundo da imagem. A partir de suas manifestações, permitem compreender um aspecto da sociedade e como entes conclusos, que não demandam nenhuma abordagem crítica, mas, pelo contrário, que abram a possibilidade de serem investigadas, afirmadas, negadas, construídas e desconstruídas. Dentro do contexto pedagógico, o cinema é uma poderosa ferramenta para formulação de práticas pedagógicas eficientes, uma vez que o filme incluem de formas harmoniosas elementos de diversas áreas de conhecimentos de forma harmoniosas e cativantes. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo de fazer uma análise crítica da aplicação de uma intervenção pedagógica que tem como base a utilização do cinema como ferramenta de ensino, utilizando uma sequência didática iniciando-se de aulas teóricas que possuem como intuito apresentar uma bagagem teórica para um melhor entendimento dos filmes, criação de uma sala cinematográfica, uso de filmes e um feedback a partir de atividades com os discentes. Foi visto que a utilização do cinema como ferramenta de ensino de filosofia mostrou-se eficaz devido ao aumento da participação e também do melhor domínio dos conteúdos abordados, pois a utilização dessa arte tornou as aulas mais dinâmicas e inclusiva dos conhecimentos e exposição dos conhecimentos dos discentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45295
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria de Fátima Pires Raposo de Matos Souza.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons