Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45295

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Christian Lindberg Lopes do-
dc.contributor.authorSOUZA, Maria de Fátima Pires Raposo de Matos-
dc.date.accessioned2022-07-28T14:12:28Z-
dc.date.available2022-07-28T14:12:28Z-
dc.date.issued2020-03-12-
dc.identifier.citationSOUZA, Maria de Fátima Pires Raposo de Matos. Indústria cultural x conceito-imagem em adorno e cabrera: uma proposta de intervenção a partir do uso de cinema no ensino de filosofia. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45295-
dc.description.abstractO cinema é uma expressão artística de grande significação semântica e simbólica. Os filmes, na visão filosófica, abrem novas perspectivas de contato com este inexorável mundo da imagem. A partir de suas manifestações, permitem compreender um aspecto da sociedade e como entes conclusos, que não demandam nenhuma abordagem crítica, mas, pelo contrário, que abram a possibilidade de serem investigadas, afirmadas, negadas, construídas e desconstruídas. Dentro do contexto pedagógico, o cinema é uma poderosa ferramenta para formulação de práticas pedagógicas eficientes, uma vez que o filme incluem de formas harmoniosas elementos de diversas áreas de conhecimentos de forma harmoniosas e cativantes. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo de fazer uma análise crítica da aplicação de uma intervenção pedagógica que tem como base a utilização do cinema como ferramenta de ensino, utilizando uma sequência didática iniciando-se de aulas teóricas que possuem como intuito apresentar uma bagagem teórica para um melhor entendimento dos filmes, criação de uma sala cinematográfica, uso de filmes e um feedback a partir de atividades com os discentes. Foi visto que a utilização do cinema como ferramenta de ensino de filosofia mostrou-se eficaz devido ao aumento da participação e também do melhor domínio dos conteúdos abordados, pois a utilização dessa arte tornou as aulas mais dinâmicas e inclusiva dos conhecimentos e exposição dos conhecimentos dos discentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEnsino audiovisual – Ensino superiorpt_BR
dc.subjectCinema e filosofiapt_BR
dc.subjectCinema documentopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleIndústria cultural x conceito-imagem em adorno e cabrera : uma proposta de intervenção a partir do uso de cinema no ensino de filosofiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2264462558920115pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3836302511670207pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxCinema is an artistic expression of great semantic and symbolic significance. The films, in the philosophical view, open new perspectives of contact with this inexorable world of the image. Based on their manifestations, they can understand an aspect of society and how to conclude, which does not require any critical approach, but, on the contrary, which opens up the possibility of being investigated, declared, denied, constructed and deconstructed. Within the pedagogical context, cinema is a powerful tool for the application of efficient pedagogical practices, since films reproduced in a harmonious way are elements of several areas of knowledge in a harmonious and captivating way. In this case, the present work aimed to make a critical analysis of the application of a didactic sequence that is based on the use of cinema as a teaching tool, to use a pedagogic intervion initiated from theoretical classes that use as an aim to exhibit a theoretical background for a better understanding of films, children in a cinema room, use of films and feedback from activities with students. It was seen that the use of cinema as a teaching tool for philosophy proved to be effective due to the increase in participation and it is also the best domain of the examined contents, since the use of this art became more dynamic classes and included studies and exhibitions by student students.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maria de Fátima Pires Raposo de Matos Souza.pdf1,7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons