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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45295
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | NASCIMENTO, Christian Lindberg Lopes do | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Maria de Fátima Pires Raposo de Matos | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-28T14:12:28Z | - |
dc.date.available | 2022-07-28T14:12:28Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-12 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Maria de Fátima Pires Raposo de Matos. Indústria cultural x conceito-imagem em adorno e cabrera: uma proposta de intervenção a partir do uso de cinema no ensino de filosofia. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45295 | - |
dc.description.abstract | O cinema é uma expressão artística de grande significação semântica e simbólica. Os filmes, na visão filosófica, abrem novas perspectivas de contato com este inexorável mundo da imagem. A partir de suas manifestações, permitem compreender um aspecto da sociedade e como entes conclusos, que não demandam nenhuma abordagem crítica, mas, pelo contrário, que abram a possibilidade de serem investigadas, afirmadas, negadas, construídas e desconstruídas. Dentro do contexto pedagógico, o cinema é uma poderosa ferramenta para formulação de práticas pedagógicas eficientes, uma vez que o filme incluem de formas harmoniosas elementos de diversas áreas de conhecimentos de forma harmoniosas e cativantes. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo de fazer uma análise crítica da aplicação de uma intervenção pedagógica que tem como base a utilização do cinema como ferramenta de ensino, utilizando uma sequência didática iniciando-se de aulas teóricas que possuem como intuito apresentar uma bagagem teórica para um melhor entendimento dos filmes, criação de uma sala cinematográfica, uso de filmes e um feedback a partir de atividades com os discentes. Foi visto que a utilização do cinema como ferramenta de ensino de filosofia mostrou-se eficaz devido ao aumento da participação e também do melhor domínio dos conteúdos abordados, pois a utilização dessa arte tornou as aulas mais dinâmicas e inclusiva dos conhecimentos e exposição dos conhecimentos dos discentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Ensino audiovisual – Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Cinema e filosofia | pt_BR |
dc.subject | Cinema documento | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.title | Indústria cultural x conceito-imagem em adorno e cabrera : uma proposta de intervenção a partir do uso de cinema no ensino de filosofia | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2264462558920115 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3836302511670207 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | Cinema is an artistic expression of great semantic and symbolic significance. The films, in the philosophical view, open new perspectives of contact with this inexorable world of the image. Based on their manifestations, they can understand an aspect of society and how to conclude, which does not require any critical approach, but, on the contrary, which opens up the possibility of being investigated, declared, denied, constructed and deconstructed. Within the pedagogical context, cinema is a powerful tool for the application of efficient pedagogical practices, since films reproduced in a harmonious way are elements of several areas of knowledge in a harmonious and captivating way. In this case, the present work aimed to make a critical analysis of the application of a didactic sequence that is based on the use of cinema as a teaching tool, to use a pedagogic intervion initiated from theoretical classes that use as an aim to exhibit a theoretical background for a better understanding of films, children in a cinema room, use of films and feedback from activities with students. It was seen that the use of cinema as a teaching tool for philosophy proved to be effective due to the increase in participation and it is also the best domain of the examined contents, since the use of this art became more dynamic classes and included studies and exhibitions by student students. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
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