Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45295
Share on
Title: | Indústria cultural x conceito-imagem em adorno e cabrera : uma proposta de intervenção a partir do uso de cinema no ensino de filosofia |
Authors: | SOUZA, Maria de Fátima Pires Raposo de Matos |
Keywords: | Filosofia; Ensino audiovisual – Ensino superior; Cinema e filosofia; Cinema documento; Filosofia |
Issue Date: | 12-Mar-2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | SOUZA, Maria de Fátima Pires Raposo de Matos. Indústria cultural x conceito-imagem em adorno e cabrera: uma proposta de intervenção a partir do uso de cinema no ensino de filosofia. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | O cinema é uma expressão artística de grande significação semântica e simbólica. Os filmes, na visão filosófica, abrem novas perspectivas de contato com este inexorável mundo da imagem. A partir de suas manifestações, permitem compreender um aspecto da sociedade e como entes conclusos, que não demandam nenhuma abordagem crítica, mas, pelo contrário, que abram a possibilidade de serem investigadas, afirmadas, negadas, construídas e desconstruídas. Dentro do contexto pedagógico, o cinema é uma poderosa ferramenta para formulação de práticas pedagógicas eficientes, uma vez que o filme incluem de formas harmoniosas elementos de diversas áreas de conhecimentos de forma harmoniosas e cativantes. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo de fazer uma análise crítica da aplicação de uma intervenção pedagógica que tem como base a utilização do cinema como ferramenta de ensino, utilizando uma sequência didática iniciando-se de aulas teóricas que possuem como intuito apresentar uma bagagem teórica para um melhor entendimento dos filmes, criação de uma sala cinematográfica, uso de filmes e um feedback a partir de atividades com os discentes. Foi visto que a utilização do cinema como ferramenta de ensino de filosofia mostrou-se eficaz devido ao aumento da participação e também do melhor domínio dos conteúdos abordados, pois a utilização dessa arte tornou as aulas mais dinâmicas e inclusiva dos conhecimentos e exposição dos conhecimentos dos discentes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45295 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria de Fátima Pires Raposo de Matos Souza.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License