Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45287
Share on
Title: | Um mapeamento sistemático de problemas de otimização no compartilhamento de caronas |
Authors: | SOARES, Elisa de Fátima Andrade |
Keywords: | Banco de dados; Mapeamento sistemático; Otimização |
Issue Date: | 10-Mar-2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | SOARES, Elisa de Fátima Andrade. Um mapeamento sistemático de problemas de otimização no compartilhamento de caronas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | O compartilhamento de caronas (CC) é um serviço de mobilidade compartilhada que traz diversos benefícios ambientais, econômicos e sociais. Sistemas de Compartilhamento de Caronas englobam diferentes problemas e, para solucioná-los técnicas de otimização são em- pregadas para realizar a intermediação entre motoristas e passageiros que tenham horários e itinerários semelhantes. Para efetivação das caronas é indispensável o uso de algoritmos para definição das rotas dos participantes. Além disso, para obter os melhores resultados desse tipo de serviço são considerados alguns desafios, como: maximizar o número de participantes, de- terminar as melhores rotas e minimizar os custos da viagem. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar os problemas de otimização existentes no compartilhamento de carona, como também identificar os métodos, as ferramentas, os algoritmos e as técnicas utilizados para solucionar tais problemas. Para esta pesquisa, um protocolo foi elaborado para a condu- ção de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL), método utilizado para identificar, classificar, analisar e sintetizar as evidências encontradas através dos estudos selecionados que abordam o compartilhamento de caronas. Nesse mapeamento sistemático, foram analisados 138 artigos publicados no período entre 2012 e 2020, os resultados dessa análise mostram os problemas e as soluções de otimização voltadas para o compartilhamento de caronas. Diante das análises e dos resultados desta pesquisa, constata-se que há um interesse crescente de pesquisadores nos últimos anos por essa área. Conforme os estudos selecionados, conclui-se que 134 autores consideram o compartilhamento de caronas como sendo do tipo dinâmico, assim como grande parte deles utilizam o método exato e definem problemas de otimização com funções multiobjetivos para serem solucionados. Por fim, 15 métodos e algoritmos dife- rentes foram empregados na resolução de problemas de otimização para o compartilhamento de caronas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45287 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Elisa de Fátima Andrade Soares.pdf | 12,23 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License