Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45287
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | TIMES, Valéria Cesário | - |
dc.contributor.author | SOARES, Elisa de Fátima Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-28T11:39:05Z | - |
dc.date.available | 2022-07-28T11:39:05Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-10 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Elisa de Fátima Andrade. Um mapeamento sistemático de problemas de otimização no compartilhamento de caronas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45287 | - |
dc.description.abstract | O compartilhamento de caronas (CC) é um serviço de mobilidade compartilhada que traz diversos benefícios ambientais, econômicos e sociais. Sistemas de Compartilhamento de Caronas englobam diferentes problemas e, para solucioná-los técnicas de otimização são em- pregadas para realizar a intermediação entre motoristas e passageiros que tenham horários e itinerários semelhantes. Para efetivação das caronas é indispensável o uso de algoritmos para definição das rotas dos participantes. Além disso, para obter os melhores resultados desse tipo de serviço são considerados alguns desafios, como: maximizar o número de participantes, de- terminar as melhores rotas e minimizar os custos da viagem. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar os problemas de otimização existentes no compartilhamento de carona, como também identificar os métodos, as ferramentas, os algoritmos e as técnicas utilizados para solucionar tais problemas. Para esta pesquisa, um protocolo foi elaborado para a condu- ção de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL), método utilizado para identificar, classificar, analisar e sintetizar as evidências encontradas através dos estudos selecionados que abordam o compartilhamento de caronas. Nesse mapeamento sistemático, foram analisados 138 artigos publicados no período entre 2012 e 2020, os resultados dessa análise mostram os problemas e as soluções de otimização voltadas para o compartilhamento de caronas. Diante das análises e dos resultados desta pesquisa, constata-se que há um interesse crescente de pesquisadores nos últimos anos por essa área. Conforme os estudos selecionados, conclui-se que 134 autores consideram o compartilhamento de caronas como sendo do tipo dinâmico, assim como grande parte deles utilizam o método exato e definem problemas de otimização com funções multiobjetivos para serem solucionados. Por fim, 15 métodos e algoritmos dife- rentes foram empregados na resolução de problemas de otimização para o compartilhamento de caronas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Banco de dados | pt_BR |
dc.subject | Mapeamento sistemático | pt_BR |
dc.subject | Otimização | pt_BR |
dc.title | Um mapeamento sistemático de problemas de otimização no compartilhamento de caronas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FIRMINO, Andresson da Silva | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6163215496349667 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5134289687536724 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Ride-sharing is a shared mobility service that brings several environmental, economic and social benefits. Ride-sharing systems encompass different problems and, to solve them, optimization techniques have been used to carry out the intermediation between drivers and passengers who have similar schedules and itineraries. In order to carry out rides, it is essential to use algorithms to define the routes of the participants. In addition, to obtain the efficiency of this type of service, some challenges are considered, such as: maximizing the number of participants, determining the best routes and minimizing travel costs. In this context, the objective of this research is to investigate the existing optimization problems in ride-sharing and also to study the methods, tools, algorithms and techniques used to solve such problems. For this research, a protocol was chosen to conduct a Systematic Literature Mapping (SLM), a method used to identify, classify, analyze and synthesize the evidence found through selected studies that address ride-sharing. In this systematic mapping, 138 articles published between 2012 and 2020 were analyzed, and results from such analysishave highlighted the problems and optimization solutions aimed at ride-sharing. In view of the analyzes and results of this research, it appears that there is a growing interest from researchers in recent years in this area. According to the selected studies, it is concluded that 134 authors consider ride-sharing as dynamic, as well as most of them use the exact approach and define multi-objective optimization problems to be solved. Finally, it was identified that fifteen different methods and algorithms were used to solve ride-sharing problems. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2930862859882697 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Elisa de Fátima Andrade Soares.pdf | 12,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons