Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45204
Comparte esta pagina
Título : | Museologia, museu, musealização: direcionamentos e questionamentos para uma episteme museológica |
Autor : | MORAES, Luísa Nóbrega de |
Palabras clave : | Teoria museológica; Museu; Museologia; Musealização; Patrimonialização |
Fecha de publicación : | 19-dic-2019 |
Citación : | MORAES, Luísa Nóbrega de. Museologia, museu, musealização:: direcionamentos e questionamentos para uma episteme museológica. 2019. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Museologia, Departamento de Antropologia e Museologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | O seguinte trabalho busca, por meio de pesquisa exploratória e bibliográfica, refletir acerca da museologia enquanto área pertencente às humanidades, ou seja, dentro do campo museológico (teórico). Propõe, para tanto, analisar as definições do que é museu e o que é museologia, através do conceito de musealização, que se apresenta como conceito chave em direção à formação de uma episteme para uma teoria museológica. Teoria que mostra, atualmente, necessidade latente de maior consolidação, revelando a potência do campo e a urgência de fortalecê-lo epistemologicamente. A pesquisa, baseada nos conceitos mencionados, surge a partir dos questionamentos de Stránsky e parte para uma análise dos termos através do “Conceitos-chave de Museologia”, de Desvallées e Mairesse, passando também por Giorgio Agamben, Alexandro Silva de Jesus e Henry Pierre-Jeudy. Conclui-se, para tanto, que o fortalecimento epistêmico do campo deve reunir esforços na ampliação do conceito de musealização para além do museu-instituição, noção essa que virá aqui designada de “museu-ideia”. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45204 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Museologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUÍSA NÓBREGA DE MORAES.pdf | 271,93 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons