Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45204

Share on

Title: Museologia, museu, musealização: direcionamentos e questionamentos para uma episteme museológica
Authors: MORAES, Luísa Nóbrega de
Keywords: Teoria museológica; Museu; Museologia; Musealização; Patrimonialização
Issue Date: 19-Dec-2019
Citation: MORAES, Luísa Nóbrega de. Museologia, museu, musealização:: direcionamentos e questionamentos para uma episteme museológica. 2019. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Museologia, Departamento de Antropologia e Museologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O seguinte trabalho busca, por meio de pesquisa exploratória e bibliográfica, refletir acerca da museologia enquanto área pertencente às humanidades, ou seja, dentro do campo museológico (teórico). Propõe, para tanto, analisar as definições do que é museu e o que é museologia, através do conceito de musealização, que se apresenta como conceito chave em direção à formação de uma episteme para uma teoria museológica. Teoria que mostra, atualmente, necessidade latente de maior consolidação, revelando a potência do campo e a urgência de fortalecê-lo epistemologicamente. A pesquisa, baseada nos conceitos mencionados, surge a partir dos questionamentos de Stránsky e parte para uma análise dos termos através do “Conceitos-chave de Museologia”, de Desvallées e Mairesse, passando também por Giorgio Agamben, Alexandro Silva de Jesus e Henry Pierre-Jeudy. Conclui-se, para tanto, que o fortalecimento epistêmico do campo deve reunir esforços na ampliação do conceito de musealização para além do museu-instituição, noção essa que virá aqui designada de “museu-ideia”.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45204
Appears in Collections:(TCC) - Museologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUÍSA NÓBREGA DE MORAES.pdf271,93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons