Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45071

Compartilhe esta página

Título: TIC's em educação: abordagem do uso de softwares educacionais no ensino de química pelos estudantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco.
Autor(es): SANTOS, Caline Larissa Lima dos
Palavras-chave: Softwares educacionais; Ensino de Química; TIC’s
Data do documento: 27-Mai-2022
Citação: SANTOS, Caline Larissa Lima dos. TIC's em educação: abordagem do uso de softwares educacionais no ensino de Química pelos estudantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Os softwares educacionais são ferramentas que trazem aos professores diferentes possibilidades para seu uso em sala de aula. Ao passo que vêm sendo utilizados, eles estão conquistando espaço entre os educadores à medida que a tecnologia evolui e, junto a ela, as TIC’s – Tecnologias da Informação e Comunição. Com base nos trabalhos de Machado (2016) e sua definição para essas ferramentas a partir de seu cunho educacional, os softwares educacionais também desenvolvem em seus usuários sua capacidade de raciocínio e ergonomia cognitiva. Partindo desse viés, nesse trabalho buscou-se investigar a utilização de softwares educacionais para transposição didática no Ensino de Química a partir da análise de 13 alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco por meio de um questionário eletrônico. A partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), a metodologia utilizada consistiu em perguntas abertas e fechadas a respeito dos softwares educacionais e definiu-se categorias específicas. Os resultados obtidos apontam que grande parte dos participantes já utilizou um software educacional em sua aula. Todavia, se nota que o conhecimento acerca desse recurso ainda requer um estudo mais aprofundado por parte deles, pois, aliado ao software deve haver contextualização e metodologia que conduza o estudante à aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45071
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Caline Larissa Lima dos Santos.pdf532,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons