Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45071
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ramos, João Eduardo Fernandes | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Caline Larissa Lima dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-15T12:06:50Z | - |
dc.date.available | 2022-07-15T12:06:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-27 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-14 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Caline Larissa Lima dos. TIC's em educação: abordagem do uso de softwares educacionais no ensino de Química pelos estudantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45071 | - |
dc.description.abstract | Os softwares educacionais são ferramentas que trazem aos professores diferentes possibilidades para seu uso em sala de aula. Ao passo que vêm sendo utilizados, eles estão conquistando espaço entre os educadores à medida que a tecnologia evolui e, junto a ela, as TIC’s – Tecnologias da Informação e Comunição. Com base nos trabalhos de Machado (2016) e sua definição para essas ferramentas a partir de seu cunho educacional, os softwares educacionais também desenvolvem em seus usuários sua capacidade de raciocínio e ergonomia cognitiva. Partindo desse viés, nesse trabalho buscou-se investigar a utilização de softwares educacionais para transposição didática no Ensino de Química a partir da análise de 13 alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco por meio de um questionário eletrônico. A partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), a metodologia utilizada consistiu em perguntas abertas e fechadas a respeito dos softwares educacionais e definiu-se categorias específicas. Os resultados obtidos apontam que grande parte dos participantes já utilizou um software educacional em sua aula. Todavia, se nota que o conhecimento acerca desse recurso ainda requer um estudo mais aprofundado por parte deles, pois, aliado ao software deve haver contextualização e metodologia que conduza o estudante à aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 34p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Softwares educacionais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | TIC’s | pt_BR |
dc.title | TIC's em educação: abordagem do uso de softwares educacionais no ensino de química pelos estudantes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9538935090096088 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9925151374094133 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Educational software are tools that bring teachers different possibilities for their use in the classroom. As they are being used, they are gaining ground among educators as technology evolves. Based on the works of Machado (2016) and his definition for these tools based on their educational nature, educational software also develops in its users their reasoning capacity and cognitive ergonomics. Based on this bias, this work sought to investigate the use of educational software for didactic transposition in Chemistry Teaching, based on the analysis of 13 students of the Degree in Chemistry at the Federal University of Pernambuco through an electronic questionnaire. Based on Bardin's Content Analysis (2011), the methodology used consisted of open and closed questions about educational software and specific categories were defined. The results obtained indicate that most participants have already used educational software in their classes. However, it is noted that knowledge about these resources still requir a more in-depth study on their part, because, combined with the software, there must be contextualization and methodology that lead the student to learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Caline Larissa Lima dos Santos.pdf | 532,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons