Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45070

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMÉLO, Maria Auxiliadora do Nascimento-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Eliane Maria da Silva-
dc.date.accessioned2022-07-15T12:02:28Z-
dc.date.available2022-07-15T12:02:28Z-
dc.date.issued2022-05-19-
dc.date.submitted2022-06-05-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Eliane Maria da Silva. Estudo da percepção da qualidade no ensino superior remoto utilizando a escala SERVQUAL: visão dos discentes de uma universidade pública. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Administração - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45070-
dc.description.abstractServiços educacionais de qualidade são de extrema importância para a sociedade, a quarentena imposta pelo cenário da pandemia de covid-19, causou o fechamento das instituições de ensino, substituindo as aulas presenciais por aulas remotas emergenciais, impactando drasticamente a forma de consumo do serviço educacional. Frente aos inúmeros desafios, visando diminuir os danos causados à comunidade acadêmica, as IES precisaram criar políticas para enfrentar as inúmeras limitações impostas pela necessidade do isolamento social, além de buscar reduzir a desigualdade digital e garantir acessibilidade de todos ao ensino remoto. Desta forma foi necessário utilizar ferramentas tecnológicas, para conectar professores e alunos de forma síncrona e assíncrona, assim o presente estudo buscou analisar a qualidade do ensino remoto emergencial, utilizando o método SERVQUAL proposto por Parasuraman et al. (1988) que mensura a qualidade através das expectativas e percepções dos respondentes. A pesquisa foi aplicada aos discentes do curso de administração realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no campus Centro Acadêmico do Agreste (CAA), localizado em Caruaru. Para a abordagem metodológica realizou-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa, exploratória e descritiva, através de questionário eletrônico online, a fim de identificar as lacunas existentes entre as expectativas e percepções dos discentes. A análise dos resultados demonstrou que nas cinco dimensões do modelo SERVQUAL (tangibilidade, presteza, confiabilidade, garantia e empatia) são necessárias melhorias. As dimensões de confiabilidade e segurança são as que possuem menores gap’s, ficando mais próximos ao neutro, demonstrando um serviço próximo ao satisfatório. As dimensões de tangibilidade e empatia foram avaliadas pelos estudantes com a menor percepção de qualidade da pesquisa. No contexto geral, identificou-se que os discentes criaram um alto nível de expectativas, que não atenderam de forma plena o nível de qualidade do serviço prestado, ou seja, suas percepções ficaram abaixo do esperado.pt_BR
dc.format.extent107p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectSERVQUALpt_BR
dc.subjectQualidade em serviçospt_BR
dc.subjectFerramentas da qualidadept_BR
dc.titleEstudo da percepção da qualidade no ensino superior remoto utilizando a escala Servqual : visão dos discentes de uma universidade pública.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5759828671434573pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8234990302138536pt_BR
dc.description.abstractxQuality educational services are of extreme importance to society, the quarantine imposed by the scenario of the covid-19 pandemic, caused the closure of educational institutions, replacing face-to-face classes with emergency remote classes, drastically impacting the form of consumption of the educational service. Faced with the numerous challenges, in order to reduce the damage caused to the academic community, universities needed to create policies to face the countless limitations imposed by the need for social isolation, in addition to seeking to reduce digital inequality and ensure accessibility for all to remote learning. Thus, it was necessary to use technological tools to connect teachers and students synchronously and asynchronously, so the present study sought to analyze the quality of emergency remote teaching, using the SERVQUAL method proposed by Parasuraman et al. (1988) that measures the quality through the expectations and perceptions of the respondents. The research was applied to students of the administration course held at the Federal University of Pernambuco (UFPE), at the Centro Acadêmico do Agreste (CAA) campus, located in Caruaru. For the methodological approach, a quantitative and qualitative, exploratory and descriptive research was carried out, through an online electronic questionnaire, in order to identify the gaps between the students' expectations and perceptions. The analysis of the results showed that improvements are needed in the five dimensions of the SERVQUAL model (tangibility, promptness, reliability, assurance and empathy). The reliability and safety dimensions are the ones with the smallest gaps, being closer to neutral, demonstrating a service close to satisfactory. The tangibility and empathy dimensions were evaluated by the students with the lowest perception of research quality. In the general context, it was identified that the students created a high level of expectations, which did not fully meet the level of quality of the service provided, that is, their perceptions were below expectations.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outrospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC final biblioteca.pdf2,02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons