Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45027

Compartilhe esta página

Título: O barco e o vento
Autor(es): SILVA, David Thyago Luiz
Palavras-chave: Tarkovski; Ícone e Perspectiva Inversa; Cinema; Experiência estética; Numinoso
Data do documento: 19-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, David Thyago Luiz. O barco e o vento. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Este trabalho é uma investigação sobre a relação entre o sagrado e o artístico no cinema de Andrei Tarkovski, a partir da sua obra O espelho. Ou uma deambulação na dimensão do imaginário de Tarkovski. Partimos do pressuposto da escassez espiritual moderna, tão percebida por alguns estudiosos da modernidade, procurando assim, relacionar essa realidade atual com uma experiência estética que flerta com o sagrado. Para isso, utilizamos de base teórica os trabalhos de Mircea Eliade e Rudolf Otto sobre o fenômeno da sacralidade e, num segundo momento, o pensamento do filósofo Pável Floriênski sobre o uso da perspectiva inversa como método de construção espiritual da imagem nos antigos ícones russos, juntamente com as ideias de Gilbert Durand sobre “a vitória dos iconoclastas”. Neste sentido, esta pesquisa é uma busca pelos meios nos quais o sagrado encontra repouso ou passagem, por assim dizer, na imagem. E, em nosso caso último, na imagem cinematográfica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45027
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO David Thyago Luiz Silva.pdf7,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons