Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45027
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Eduardo Duarte Gomes da | - |
dc.contributor.author | SILVA, David Thyago Luiz | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-07T16:39:50Z | - |
dc.date.available | 2022-07-07T16:39:50Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, David Thyago Luiz. O barco e o vento. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45027 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é uma investigação sobre a relação entre o sagrado e o artístico no cinema de Andrei Tarkovski, a partir da sua obra O espelho. Ou uma deambulação na dimensão do imaginário de Tarkovski. Partimos do pressuposto da escassez espiritual moderna, tão percebida por alguns estudiosos da modernidade, procurando assim, relacionar essa realidade atual com uma experiência estética que flerta com o sagrado. Para isso, utilizamos de base teórica os trabalhos de Mircea Eliade e Rudolf Otto sobre o fenômeno da sacralidade e, num segundo momento, o pensamento do filósofo Pável Floriênski sobre o uso da perspectiva inversa como método de construção espiritual da imagem nos antigos ícones russos, juntamente com as ideias de Gilbert Durand sobre “a vitória dos iconoclastas”. Neste sentido, esta pesquisa é uma busca pelos meios nos quais o sagrado encontra repouso ou passagem, por assim dizer, na imagem. E, em nosso caso último, na imagem cinematográfica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tarkovski | pt_BR |
dc.subject | Ícone e Perspectiva Inversa | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Experiência estética | pt_BR |
dc.subject | Numinoso | pt_BR |
dc.title | O barco e o vento | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7623264122130289 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9124646423472615 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work is an investigation of the relationship between the sacred and the artistic in Andrei Tarkovski's cinema, from his work The Mirror. Or, a stroll in Tarkovski ́s imaginary dimension. Coming from the assumption of modern spiritual scarcity, as perceived by some scholars of modernity, thus seeking to relate this current reality to an aesthetic experience that flirts with the sacred. For this, we used as theoretical ground the works of Mircea Eliade and Rudolf Otto on the phenomenon of sacredness and, posteriorly, the thought of the philosopher Pavel Floriensky on the use of inverse perspective as a method of spiritual construction of the image in ancient Russian icons, along with Gilbert Duarnd’s ideas about “the victory of iconoclasts”. In this sense, this research is a search for the means in which the sacred finds rest or passage, so to speak, in the image. And in our last case, in the cinematic image. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO David Thyago Luiz Silva.pdf | 7,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons