Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45027

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Eduardo Duarte Gomes da-
dc.contributor.authorSILVA, David Thyago Luiz-
dc.date.accessioned2022-07-07T16:39:50Z-
dc.date.available2022-07-07T16:39:50Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.identifier.citationSILVA, David Thyago Luiz. O barco e o vento. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45027-
dc.description.abstractEste trabalho é uma investigação sobre a relação entre o sagrado e o artístico no cinema de Andrei Tarkovski, a partir da sua obra O espelho. Ou uma deambulação na dimensão do imaginário de Tarkovski. Partimos do pressuposto da escassez espiritual moderna, tão percebida por alguns estudiosos da modernidade, procurando assim, relacionar essa realidade atual com uma experiência estética que flerta com o sagrado. Para isso, utilizamos de base teórica os trabalhos de Mircea Eliade e Rudolf Otto sobre o fenômeno da sacralidade e, num segundo momento, o pensamento do filósofo Pável Floriênski sobre o uso da perspectiva inversa como método de construção espiritual da imagem nos antigos ícones russos, juntamente com as ideias de Gilbert Durand sobre “a vitória dos iconoclastas”. Neste sentido, esta pesquisa é uma busca pelos meios nos quais o sagrado encontra repouso ou passagem, por assim dizer, na imagem. E, em nosso caso último, na imagem cinematográfica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTarkovskipt_BR
dc.subjectÍcone e Perspectiva Inversapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectExperiência estéticapt_BR
dc.subjectNuminosopt_BR
dc.titleO barco e o ventopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7623264122130289pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9124646423472615pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis work is an investigation of the relationship between the sacred and the artistic in Andrei Tarkovski's cinema, from his work The Mirror. Or, a stroll in Tarkovski ́s imaginary dimension. Coming from the assumption of modern spiritual scarcity, as perceived by some scholars of modernity, thus seeking to relate this current reality to an aesthetic experience that flirts with the sacred. For this, we used as theoretical ground the works of Mircea Eliade and Rudolf Otto on the phenomenon of sacredness and, posteriorly, the thought of the philosopher Pavel Floriensky on the use of inverse perspective as a method of spiritual construction of the image in ancient Russian icons, along with Gilbert Duarnd’s ideas about “the victory of iconoclasts”. In this sense, this research is a search for the means in which the sacred finds rest or passage, so to speak, in the image. And in our last case, in the cinematic image.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO David Thyago Luiz Silva.pdf7,12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons