Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44967

Comparte esta pagina

Título : Exercícios de ser professor na arte de avaliar : um olhar para os dizeres e fazeres sobre as práticas avaliativas.
Autor : SILVA, Gleiciane Maiara de Oliveira
Palabras clave : Avaliação da aprendizagem; Práticas avaliativas; Sentidos de avaliação
Fecha de publicación : 19-may-2022
Citación : SILVA, Gleiciane Maiara de Oliveira. Exercícios de ser professor na arte de avaliar: um olhar para os dizeres e fazeres sobre as práticas avaliativas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : Vários são os sentidos que emergem na avaliação da aprendizagem, através das concepções de professores que por meio de suas práticas avaliativas, discorrem em seus dizeres a forma com que concebem os sentidos e como são mobilizados em seus fazeres. Nesse sentido, o presente artigo possui como objetivo geral compreender os dizeres e fazeres dos professores mediante as práticas avaliativas nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas no município de Belo Jardim-PE. Buscamos identificar os instrumentos avaliativos utilizados em suas práticas, bem como analisar os dizeres e fazeres que mobilizam o processo avaliativo. Trazemos uma discussão mediante a importância de uma avaliação formativa de acordo com Perrenoud (1999), pautada na tomada de decisões conforme Luckesi (2000), a prática do professor diante da avaliação para a reflexividade segundo Sarti (2008) e entre outros, que contribuem de maneira significativa para a temática abordada. Como percurso teórico-metodológico utilizamos para a coleta de dados o questionário-online com professoras e analisamos o estudo com base na Teoria do Discurso em Burity (2014). Percebemos através das análise dos dados que nos discursos das professoras os sentidos emergidos na arte de avaliar se aproximam de uma perspectiva formativa, reflexiva e diagnóstica, além da relevância da autoavaliação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44967
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Gleiciane Maiara de Oliveira Silva.pdf355,37 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons