Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44967
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Gleiciane Maiara de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T12:42:33Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T12:42:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gleiciane Maiara de Oliveira. Exercícios de ser professor na arte de avaliar: um olhar para os dizeres e fazeres sobre as práticas avaliativas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44967 | - |
dc.description.abstract | Vários são os sentidos que emergem na avaliação da aprendizagem, através das concepções de professores que por meio de suas práticas avaliativas, discorrem em seus dizeres a forma com que concebem os sentidos e como são mobilizados em seus fazeres. Nesse sentido, o presente artigo possui como objetivo geral compreender os dizeres e fazeres dos professores mediante as práticas avaliativas nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas no município de Belo Jardim-PE. Buscamos identificar os instrumentos avaliativos utilizados em suas práticas, bem como analisar os dizeres e fazeres que mobilizam o processo avaliativo. Trazemos uma discussão mediante a importância de uma avaliação formativa de acordo com Perrenoud (1999), pautada na tomada de decisões conforme Luckesi (2000), a prática do professor diante da avaliação para a reflexividade segundo Sarti (2008) e entre outros, que contribuem de maneira significativa para a temática abordada. Como percurso teórico-metodológico utilizamos para a coleta de dados o questionário-online com professoras e analisamos o estudo com base na Teoria do Discurso em Burity (2014). Percebemos através das análise dos dados que nos discursos das professoras os sentidos emergidos na arte de avaliar se aproximam de uma perspectiva formativa, reflexiva e diagnóstica, além da relevância da autoavaliação. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Práticas avaliativas | pt_BR |
dc.subject | Sentidos de avaliação | pt_BR |
dc.title | Exercícios de ser professor na arte de avaliar : um olhar para os dizeres e fazeres sobre as práticas avaliativas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3082597438365146 | pt_BR |
dc.description.abstractx | There are several meanings that emerge in the assessment of learning, through the conceptions of teachers who, through their assessment practices, discuss in their words the way in which they conceive the meanings and how they are mobilized in their actions. In this sense, the present article has as general objective to understand the sayings and actions of teachers through evaluative practices in the early years of Elementary School in public schools in the city of Belo Jardim-PE. We seek to identify the evaluation instruments used in their practices, as well as analyze the sayings and actions that mobilize the evaluation process. We bring a discussion through the importance of a formative evaluation according to Perrenoud (1999), based on decision making according to Luckesi (2000), the teacher's practice in the face of evaluation for reflexivity according to Sarti (2008) and among others, which contribute significantly for the topic addressed. As a theoretical-methodological approach, we used the online questionnaire with teachers for data collection and analyzed the study based on the Theory of Discourse in Burity (2014). Through data analysis, we realized that in the teachers' discourses, the meanings that emerged in the art of evaluating approach a formative, reflective and diagnostic perspective, in addition to the relevance of self-assessment. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Gleiciane Maiara de Oliveira Silva.pdf | 355,37 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons