Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44944

Compartilhe esta página

Título: Contribuições da consciência fonológica e das correspondências grafofônicas em estudantes com indícios de dislexia nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Autor(es): RODRIGUES, Niedja Karla da Cruz e Silva
Palavras-chave: Dislexia; Ensino de Língua Portuguesa; Consciência fonológica; Inclusão
Data do documento: 13-Jan-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: RODRIGUES, Niedja Karla da Cruz e Silva. Contribuições da consciência fonológica e das correspondências grafofônicas em estudantes com indícios de dislexia nos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A dissertação intitulada Contribuições da Consciência Fonológica e das Correspondências Grafofônicas em Estudantes com sinais de Dislexia nos Anos Finais do Ensino Fundamental objetiva contribuir para uma melhor compreensão dos aspectos da consciência fonológica e as relações grafofonêmicas no desenvolvimento da fluência de alunos da modalidade de ensino citada que apresentam sinais de dislexia. A presente pesquisa apresenta como aporte teórico abordagens sobre as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner com reflexões sobre a dislexia: definição do transtorno; abordagens de ensino; reflexão de um paradigma educacional na política de inclusão; explanação de metodologias para o desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica em estudantes que apresentem qualquer tipo ineficiência no processo ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Foram planejadas, organizadas e desenvolvidas oficinas com procedimentos voltados para o desenvolvimento da consciência fonológica e das relações grafofonêmicas. Em consonância com as premissas defendidas por autores como Gardner (1995), Morais (2019), entre outros, percebeu-se que as metodologias voltadas para reflexão acerca da consciência fonológica contribuem para melhorar as habilidades de leitura dos alunos, os quais podem obter benefícios expressivos em fluência e precisão. O estudo consubstanciado através de leituras pertinentes e intrínsecas ao objeto de pesquisa, além da investigação e análise integrativa de artigos relacionados ao tema, indica a urgente necessidade de pesquisas e estudos científicos relacionados às estratégias de ensino da Língua Portuguesa destinada aos estudantes disléxicos. Nas considerações finais, são apresentadas propostas direcionadas à melhoria da qualidade do ensino de estudantes portadores de dislexia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44944
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Niedja Karla da Cruz e Silva Rodrigues.pdf6,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons