Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44913
Comparte esta pagina
Título : | Expressão do racismo em contos da literatura clássica brasileira : uma proposta de leitura temática para o 9o ano |
Autor : | SILVA, Cícera Leidiane Lima da |
Palabras clave : | Conto; Leitura; Oficina; Semiótica Discursiva |
Fecha de publicación : | 12-ene-2022 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Cícera Leidiane Lima da. Expressão do racismo em contos da literatura clássica brasileira: uma proposta de leitura temática para o 9o ano. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | Esta pesquisa traz uma proposta de oficinas de leitura, utilizando a teoria da semiótica francesa direcionada ao gênero conto com a finalidade de contribuir com a melhora na leitura e na compreensão textual dos alunos. Como produtos finais deste trabalho, buscamos disponibilizar, além das oficinas, dois jogos educativos baseados nos conceitos semióticos do percurso gerativo de sentidos greimasianos. Trata-se de atividades propositivas com a utilização dos contos “Pai contra mãe”, de Machado de Assis, e “Negrinha”, de e Monteiro Lobato. Esses textos abordam situações que fazem parte da nossa história enquanto povo brasileiro e nos possibilitam o trabalho com a temática da desigualdade social e o preconceito racial. Buscamos com a nossa proposta de oficinas por meio das análises dos contos que o estudante perceba como acontece a expressão do racismo nos contos “Negrinha”, de Monteiro Lobato, e “Pai contra mãe”, de Machado de Assis. Pretendemos nas oficinas envolver os conceitos básicos da Semiótica Discursiva, com ênfase nos temas e figuras; bem como apresentar a atuação dos atores no tempo e no espaço, como articuladores da emergência temática no corpus de análise. Para o desenvolvimento do estudo, sustentamo-nos numa investigação de caráter qualitativa, com o direcionamento do trabalho dividido em etapas, desde o despertar sobre o tema abordado e o gênero textual escolhido, até a análise semiótica desenvolvida. Também nos embasamos nos estudos de Platão e Fiorin (1999) e Kleiman (1989) como contribuição para o conceito de leitura. Temos Piglia (1994) e Moisés (1990) no estudo do gênero conto e, ao tratarmos da teoria da semiótica, nossa base se funda na teoria semiótica de linha francesa, mais especificamente, nos trabalhos de Greimas e Courtés (1989), Barros (2002), Fiorin (2016). Tomamos como elemento norteador da elaboração das oficinas os documentos oficiais, tais como: os Parâmetros Curriculares de Pernambuco (2012a; 2012b), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), dentre outros. O material disponibilizado com a pesquisa trata-se de duas oficinas e dois jogos, que podem contribuir para as aulas Língua Portuguesa no processo de compreensão textual e, consequentemente, no despertar do gosto pela leitura. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44913 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Cícera Leidiane Lima da Silva.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons