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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44874

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Title: Aportes do uso de modelos moleculares no ensino da bioquímica no 3° ano do ensino médio.
Authors: SILVA, Jamelli Larangeira Gomes da
Keywords: Sequência didática; Modelos físicos moleculares; Ensino de Bioquímica; Proteínas
Issue Date: 17-May-2022
Citation: SILVA, Jamelli Larangeira Gomes da. Proteínas Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O presente trabalho aborda a contribuição do uso de modelos físicos moleculares no ensino da Bioquímica para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, por meio de uma sequência didática. Analisa se há contribuições desse instrumento pedagógico na aprendizagem dos estudantes, relacionando conceitos químicos e biológicos, analisando estruturas moleculares, interações e influência que arranjos conformacionais têm na atividade biológica das proteínas e nas suas funções dentro das células, associando com a vida do estudante. Embora os modelos moleculares sejam um dos materiais didáticos disponíveis, eles têm sido pouco utilizados no ensino e sua aplicação fica restrita apenas à representação de geometria moleculares. O não uso desses instrumentos na abordagem de assuntos como o de proteínas, na Bioquímica, pode interferir no desenvolvimento dos estudantes fazendo com que eles não desenvolvam uma boa abstração e por consequência fazendo com que as dificuldades se tornem maiores no aprendizado. Este trabalho foi desenvolvido com alunos do terceiro ano do ensino médio de uma Escola da rede estadual de Ensino do município de Belém de Maria – PE. Para avaliar as contribuições do material didático desenvolvido e o aprendizado dos alunos, foi realizada uma pré-análise de forma oral antes do conteúdo e aplicado um questionário depois do assunto abordado. Isso acorreu por meio de texto apoio e representações usando os modelos moleculares. Os resultados obtidos desse trabalho apontam para as contribuições do uso dos modelos físicos moleculares em promover de forma dinâmica, alternativa, com um melhor entendimento do assunto e uma melhor compreensão do conteúdo abordado. Logo, o uso de modelos físicos moleculares é um excelente instrumento didático para tornar um conteúdo considerado muito abstrato, fora da imaginação dos estudantes, em algo “visível/real” dando a eles uma percepção palpável do que acontece no mundo molecular, submicroscópico e sua influência na vida como um todo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44874
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

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