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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44874

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorSILVA, Jamelli Larangeira Gomes da-
dc.date.accessioned2022-06-27T18:04:24Z-
dc.date.available2022-06-27T18:04:24Z-
dc.date.issued2022-05-17-
dc.date.submitted2022-06-27-
dc.identifier.citationSILVA, Jamelli Larangeira Gomes da. Proteínas Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44874-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a contribuição do uso de modelos físicos moleculares no ensino da Bioquímica para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, por meio de uma sequência didática. Analisa se há contribuições desse instrumento pedagógico na aprendizagem dos estudantes, relacionando conceitos químicos e biológicos, analisando estruturas moleculares, interações e influência que arranjos conformacionais têm na atividade biológica das proteínas e nas suas funções dentro das células, associando com a vida do estudante. Embora os modelos moleculares sejam um dos materiais didáticos disponíveis, eles têm sido pouco utilizados no ensino e sua aplicação fica restrita apenas à representação de geometria moleculares. O não uso desses instrumentos na abordagem de assuntos como o de proteínas, na Bioquímica, pode interferir no desenvolvimento dos estudantes fazendo com que eles não desenvolvam uma boa abstração e por consequência fazendo com que as dificuldades se tornem maiores no aprendizado. Este trabalho foi desenvolvido com alunos do terceiro ano do ensino médio de uma Escola da rede estadual de Ensino do município de Belém de Maria – PE. Para avaliar as contribuições do material didático desenvolvido e o aprendizado dos alunos, foi realizada uma pré-análise de forma oral antes do conteúdo e aplicado um questionário depois do assunto abordado. Isso acorreu por meio de texto apoio e representações usando os modelos moleculares. Os resultados obtidos desse trabalho apontam para as contribuições do uso dos modelos físicos moleculares em promover de forma dinâmica, alternativa, com um melhor entendimento do assunto e uma melhor compreensão do conteúdo abordado. Logo, o uso de modelos físicos moleculares é um excelente instrumento didático para tornar um conteúdo considerado muito abstrato, fora da imaginação dos estudantes, em algo “visível/real” dando a eles uma percepção palpável do que acontece no mundo molecular, submicroscópico e sua influência na vida como um todo.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectModelos físicos molecularespt_BR
dc.subjectEnsino de Bioquímicapt_BR
dc.subjectProteínaspt_BR
dc.titleAportes do uso de modelos moleculares no ensino da bioquímica no 3° ano do ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7784696193513164pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8569508557507316pt_BR
dc.description.abstractxThe present work approaches the contribution of the use of molecular physical models in the teaching of Biochemistry to students of the third year of High School, using a didactic sequence. It analyzes whether there are contributions of this pedagogical instrument in student learning, relating chemical and biological concepts, analyzing molecular structures, interactions and influence that conformational arrangements have on the biological activity of proteins and their functions within cells, associating with the student's life. Although molecular models are one of the available teaching materials, they have been little used in teaching and their application is restricted only to the representation of molecular geometry. The non-use of these instruments in the approach of subjects such as proteins, in Biochemistry, can interfere with the development of students, causing them not to develop a good abstraction and, consequently, causing difficulties in learning to become greater. This work was developed with students of the third year of high school from a State School of Education in the city of Belém de Maria - PE. To evaluate the contributions of the developed teaching material and the students' learning, an oral pre-analysis was carried out before the content and a questionnaire was applied after the subject studied. This occurred through supporting text and representations using molecular models. The results obtained from this work point to the contributions of the use of molecular physical models in promoting dynamically, alternatively, with a better understanding of the subject and a better understanding of the content covered. Therefore, the use of molecular physical models is an excellent didactic tool to turn a content considered very abstract, out of the students' imagination, into something "visible/real", giving them a palpable perception of what happens in the molecular, submicroscopic world and its influence on life as a whole.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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