Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44864

Compartilhe esta página

Título: Relatividade Geral e Astronomia no Ensino Médio: uma proposta de sequência didática.
Autor(es): COSTA, Lucas da Silva
Palavras-chave: Relatividade Geral; Astronomia; Física Moderna e Contemporânea; Sequência Didática; Transposição Didática
Data do documento: 2-Jun-2022
Citação: COSTA, Lucas. Relatividade Geral e Astronomia no Ensino Médio: uma proposta de sequência didática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) inicialmente traz a discussão no que envolve a problematização da inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Básico, mostrando os pontos que corroboram com as dificuldades dessa implementação, junto com argumentos e fatos que vão mostrar os ganhos que se é possível alcançar quando esses temas são incorporados nas aulas de Física e as opções de abordagem para contornar esses obstáculos. Diante dessa perspectiva, este TCC traz uma proposta de Sequência Didática, baseada nos pressupostos de Antoni Zabala, que dialoga com essas questões discutidas. Este material didático demonstra o processo de Transposição Didática, referencial teórico proposto por Yves Chervallard. O conteúdo físico abordado é a Relatividade Geral, trazendo aspectos históricos e conceituais, junto com os fenômenos da Astronomia que se associam a essa teoria científica. A Sequência Didática é dividida em cinco temáticas, e cada uma delas tem uma atividade associada, em que são explicitados os seus detalhamentos, os recursos e materiais utilizados e a dinâmica que poderá ser implementada durante as aulas no Ensino Médio. Em seguida, é analisada a sequência didática e como ela contemplou os conceitos usados, no que se refere a sua construção, chegando na conclusão de que a Teoria da Relatividade tem bastante a oferecer como um tópico a ser inserido dentro Física Moderna e Contemporânea para o Ensino Básico, com a possibilidade de instigar o uso de diferentes metodologias e assuntos dentro desses aspectos, para que sejam mais constantes no cotidiano escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44864
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons