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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44864

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorCOSTA, Lucas da Silva-
dc.date.accessioned2022-06-27T13:46:39Z-
dc.date.available2022-06-27T13:46:39Z-
dc.date.issued2022-06-02-
dc.date.submitted2022-06-24-
dc.identifier.citationCOSTA, Lucas. Relatividade Geral e Astronomia no Ensino Médio: uma proposta de sequência didática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44864-
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso (TCC) inicialmente traz a discussão no que envolve a problematização da inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Básico, mostrando os pontos que corroboram com as dificuldades dessa implementação, junto com argumentos e fatos que vão mostrar os ganhos que se é possível alcançar quando esses temas são incorporados nas aulas de Física e as opções de abordagem para contornar esses obstáculos. Diante dessa perspectiva, este TCC traz uma proposta de Sequência Didática, baseada nos pressupostos de Antoni Zabala, que dialoga com essas questões discutidas. Este material didático demonstra o processo de Transposição Didática, referencial teórico proposto por Yves Chervallard. O conteúdo físico abordado é a Relatividade Geral, trazendo aspectos históricos e conceituais, junto com os fenômenos da Astronomia que se associam a essa teoria científica. A Sequência Didática é dividida em cinco temáticas, e cada uma delas tem uma atividade associada, em que são explicitados os seus detalhamentos, os recursos e materiais utilizados e a dinâmica que poderá ser implementada durante as aulas no Ensino Médio. Em seguida, é analisada a sequência didática e como ela contemplou os conceitos usados, no que se refere a sua construção, chegando na conclusão de que a Teoria da Relatividade tem bastante a oferecer como um tópico a ser inserido dentro Física Moderna e Contemporânea para o Ensino Básico, com a possibilidade de instigar o uso de diferentes metodologias e assuntos dentro desses aspectos, para que sejam mais constantes no cotidiano escolar.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRelatividade Geralpt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectFísica Moderna e Contemporâneapt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectTransposição Didáticapt_BR
dc.titleRelatividade Geral e Astronomia no Ensino Médio: uma proposta de sequência didática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4644194653581194pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxThe present work of conclusion of course (TCC) initially brings the discussion in what involves the problematization of the insertion of Modern and Contemporary Physics in Basic Education, showing the points that corroborate with the difficulties of this implementation, together with arguments and facts that will show the gains that can be achieved when these themes are incorporated into Physics classes and the approach options to overcome these obstacles. In view of this perspective, this TCC brings a proposal for a Didactic Sequence, based on the assumptions of Antoni Zabala, which dialogues with these discussed issues. This teaching material demonstrates the Didactic Transposition process, a theoretical framework proposed by Yves Chervallard. The physical content addressed is General Relativity, bringing historical and conceptual aspects, along with the phenomena of Astronomy that are associated with this scientific theory. The Didactic Sequence is divided into five themes, and each of them has an associated activity, in which its details, the resources and materials used and the dynamics that can be implemented during classes in High School are explained. Then, the didactic sequence is analyzed and how it contemplated the concepts used, with regard to its construction, reaching the conclusion that the Theory of Relativity has a lot to offer as a topic to be inserted within Modern and Contemporary Physics for the Basic Education, with the possibility of instigating the use of different methodologies and subjects within these aspects, so that they are more constant in the school routine. Finally, in the final considerations, it is discussed a little about the application and purposes of this material.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

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