Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44847

Compartilhe esta página

Título: A uberização e as condições de trabalho de um grupo de entregadores em Caruaru-PE.
Autor(es): LIMA, Julio Alves
Palavras-chave: Uberização do Trabalho; Entregadores; Plataformas Digitais; Condições de Saúde e Segurança no Trabalho; Pandemia
Data do documento: 20-Mai-2022
Citação: LIMA, Julio Alves. A uberização e as condições de trabalho de um grupo de entregadores em Caruaru-PE. 2022. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: A uberização do trabalho refere-se a uma nova forma de gestão do trabalho que se baseia na transferência de responsabilidades da empresa para o trabalhador. Esse modelo ganhou força em 2016 e tem apresentado um crescimento acelerado desde então, sobretudo durante a pandemia do covid-19, período no qual houve aumento do número de entregadores vinculados às plataformas digitais. Diante desses fatos, o presente trabalho tem como objetivo principal caracterizar as implicações da forma atual de gestão do trabalho para a saúde e segurança no trabalho dos motoboys na cidade de Caruaru-PE durante a Pandemia Covid-19. Além disso, tem como objetivos especificos, descrever a forma atual de gestão do trabalho desenvolvida a partir do processo de Uberização, bem como caracterizar os motoboys e sua inserção no serviço de entrega, além de identificar as condições de trabalho dos pesquisados, em especial no que se refere à saúde e segurança no trabalho no contexto da atual pandemia. Com o intuito de alcançar tais objetivos, a pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, tendo natureza qualitativa, e sendo realizada por meio de entrevistas, aplicação de formulários. Com os resultados da pesquisa, pôde-se perceber que esse tipo de gestão tem impactado negativamente as condições de saúde e segurança dos trabalhadores, e que, durante a pandemia, não houve mudanças nas medidas adotadas pelas plataformas no que diz respeito às condições de trabalho e nos meios de proteção desses indivíduos à contaminação do covid-19. Tal fato tem exposto os trabalhadores a jornadas excessivas de trabalho sem que tenha havido qualquer adoção de medidas voltadas à proteção desses profissionais. Além disso, pôde-se perceber que os trabalhadores ainda assim consideram essa forma de trabalho positiva, tendo em vista a sua remuneração e flexibilidade, apesar de terem ciência dos impactos negativos ocasionados à sua saúde e segurança no ambiente laboral.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44847
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
organized (1).pdf790,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons