Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44691
Comparte esta pagina
Título : | Reforma Luterana e educação: Um legado deixado para além do século XVI. |
Autor : | MELO, Letícia Gomes |
Palabras clave : | História da Educação; Reforma Luterana; Martinho Lutero; Felipe Melanchthon |
Fecha de publicación : | 18-may-2022 |
Resumen : | O presente artigo busca estudar e refletir sobre a relevância histórica da Reforma Luterana e seus ideais educativos na construção da educação que precedeu a modernidade A educação e a pedagogia tiverem um destaque imprescindível dentro do movimento político-religioso idealizado por Martinho Lutero e solidificado pelo reformista e educador Felipe Melanchthon, principal edificador da prática educativa da Igreja Luterana Alemã. A história da educação reconhece os princípios educacionais da Reforma como grandes marcos da pedagogia moderna. O presente estudo parte da abordagem do contexto histórico dos movimentos das reformas Luterana e Anglicana e da Contrarreforma, situando principais ideais educativos da Reforma Luterana, considerando a colaboração significativa de Felipe Melanchthon para a educação luterana. Martinho Lutero e Felipe Melanchthon não só anteciparam a modernidade como deixaram um legado importante para a história da educação e referenciais para a educação moderna e contemporânea. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44691 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - LETÍCIA GOMES MELO.pdf | 334,1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons