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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44691

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Título : Reforma Luterana e educação: Um legado deixado para além do século XVI.
Autor : MELO, Letícia Gomes
Palabras clave : História da Educação; Reforma Luterana; Martinho Lutero; Felipe Melanchthon
Fecha de publicación : 18-may-2022
Resumen : O presente artigo busca estudar e refletir sobre a relevância histórica da Reforma Luterana e seus ideais educativos na construção da educação que precedeu a modernidade A educação e a pedagogia tiverem um destaque imprescindível dentro do movimento político-religioso idealizado por Martinho Lutero e solidificado pelo reformista e educador Felipe Melanchthon, principal edificador da prática educativa da Igreja Luterana Alemã. A história da educação reconhece os princípios educacionais da Reforma como grandes marcos da pedagogia moderna. O presente estudo parte da abordagem do contexto histórico dos movimentos das reformas Luterana e Anglicana e da Contrarreforma, situando principais ideais educativos da Reforma Luterana, considerando a colaboração significativa de Felipe Melanchthon para a educação luterana. Martinho Lutero e Felipe Melanchthon não só anteciparam a modernidade como deixaram um legado importante para a história da educação e referenciais para a educação moderna e contemporânea.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44691
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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