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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44691
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Título: | Reforma Luterana e educação: Um legado deixado para além do século XVI. |
Autor(es): | MELO, Letícia Gomes |
Palavras-chave: | História da Educação; Reforma Luterana; Martinho Lutero; Felipe Melanchthon |
Data do documento: | 18-Mai-2022 |
Abstract: | O presente artigo busca estudar e refletir sobre a relevância histórica da Reforma Luterana e seus ideais educativos na construção da educação que precedeu a modernidade A educação e a pedagogia tiverem um destaque imprescindível dentro do movimento político-religioso idealizado por Martinho Lutero e solidificado pelo reformista e educador Felipe Melanchthon, principal edificador da prática educativa da Igreja Luterana Alemã. A história da educação reconhece os princípios educacionais da Reforma como grandes marcos da pedagogia moderna. O presente estudo parte da abordagem do contexto histórico dos movimentos das reformas Luterana e Anglicana e da Contrarreforma, situando principais ideais educativos da Reforma Luterana, considerando a colaboração significativa de Felipe Melanchthon para a educação luterana. Martinho Lutero e Felipe Melanchthon não só anteciparam a modernidade como deixaram um legado importante para a história da educação e referenciais para a educação moderna e contemporânea. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44691 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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