Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44691

Compartilhe esta página

Título: Reforma Luterana e educação: Um legado deixado para além do século XVI.
Autor(es): MELO, Letícia Gomes
Palavras-chave: História da Educação; Reforma Luterana; Martinho Lutero; Felipe Melanchthon
Data do documento: 18-Mai-2022
Abstract: O presente artigo busca estudar e refletir sobre a relevância histórica da Reforma Luterana e seus ideais educativos na construção da educação que precedeu a modernidade A educação e a pedagogia tiverem um destaque imprescindível dentro do movimento político-religioso idealizado por Martinho Lutero e solidificado pelo reformista e educador Felipe Melanchthon, principal edificador da prática educativa da Igreja Luterana Alemã. A história da educação reconhece os princípios educacionais da Reforma como grandes marcos da pedagogia moderna. O presente estudo parte da abordagem do contexto histórico dos movimentos das reformas Luterana e Anglicana e da Contrarreforma, situando principais ideais educativos da Reforma Luterana, considerando a colaboração significativa de Felipe Melanchthon para a educação luterana. Martinho Lutero e Felipe Melanchthon não só anteciparam a modernidade como deixaram um legado importante para a história da educação e referenciais para a educação moderna e contemporânea.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44691
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LETÍCIA GOMES MELO.pdf334,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons