Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44521
Share on
Title: | O conceito de fração e seus diferentes significados: um estudo diagnóstico com o 1º e 9º período dos discentes do curso de Licenciatura em Matemática da UFPE CAA |
Authors: | MORAES, José Mateus da Silva |
Keywords: | Significado das frações; Formação; Conhecimentos; Futuros professores |
Issue Date: | 11-May-2022 |
Abstract: | São inúmeros estudantes, em todos os níveis de escolaridade que apresentam enormes dificuldades quando abordam os diferentes tipos de frações, seja em conceitos poucos apreendidos, ou na relação do professor sofrer também pela falta de domínio do assunto. Portanto, é de fundamental importância desenvolver o conhecimento do professor nesta temática, principalmente nos professores em formação, de modo que seja possível, posteriormente, erradicar estas dificuldades dos alunos. Este trabalho de conclusão de curso, com o objetivo de analisar os diferentes significados das frações por parte dos discentes do 1º e 9º período, mostra uma pesquisa elaborada com 14 discentes do curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste (CAA). Partindo de um estudo investigativo, analisando alguns aspectos do conhecimento de futuros professores sobre os diferentes significados das frações. Quanto ao resultado, é perceptível que existem diferenças entre os períodos, e que a universidade influencia para a formação. Porém é perceptível que existem dificuldades em saber qual significado está presente, mesmo com um bom resultado em relação ao processo de resolução, com evoluções do 9º período em relação ao 1º, mas que em suma é preciso sim continuidades nessas e outras pesquisas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44521 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSE MATEUS DA SILVA MORAES.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License