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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44428
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Título: | Jogo digital como instrumento de educação ambiental para a conservação dos recursos hídricos |
Autor(es): | FIGUEIRÔA, Silvânia Miranda Ferreira |
Palavras-chave: | Educação ambiental; Tecnologia de ponta em educação; Desenvolvimento de recursos hídricos |
Data do documento: | 4-Dez-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | FIGUEIRÔA, Silvânia Miranda Ferreira. Jogo digital como instrumento de educação ambiental para a conservação dos recursos hídricos. 2021. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Urge a necessidade de encontrar soluções para uma interação menos destrutiva dos seres humanos com o meio ambiente. Formar cidadãos e cidadãs é um dos objetivos da educação. Desenvolver na escola temas voltados à sustentabilidade é uma forma de conscientizar os estudantes quanto à sua participação e responsabilidade no que tange aos problemas ambientais. Utilizar os recursos tecnológicos como ferramentas didáticas para atender os estudantes nativos da internet é um caminho promissor no processo de ensino aprendizagem. Com o crescente uso dos jogos digitais na escola, a integração do conhecimento e o lúdico promove no estudante maior prazer em estudar. Sendo assim, este projeto objetivou desenvolver um jogo digital, tipo quiz, com a finalidade de propiciar a sensibilização dos estudantes em relação ao descarte incorreto dos resíduos sólidos no rio Capibaribe. O desenvolvimento da pesquisa foi baseado na Política Nacional dos Resíduos Sólidos, dando enfoque na coletiva seletiva e os 3R’s, como também nas orientações da Base Nacional Comum Curricular e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esta pesquisa de campo e de abordagem qualitativa foi desenvolvida com os estudantes do segundo ano da Escola de Referência em Ensino Médio Martins Júnior, localizada na região metropolitana do Recife. Para a validação do jogo didático e sua importância no contexto escolar, um questionário foi aplicado com os educadores. Desta forma, espera-se que o jogo venha contribuir no processo de ensino e aprendizagem como mais uma ferramenta didática que promova o entendimento de temas e práticas que possam proporcionar aos estudantes, um novo olhar sobre os problemas ambientais que os envolvem, e que de forma crítica e participativa possam construir uma interação mais harmoniosa com o meio ambiente. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44428 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
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